O diretor Sam Mendes revelou, na última segunda-feira (31), o elenco de The Beatles: A Four-Film Cinematic Event, uma série de quatro filmes que trará a história do icônico quarteto de Liverpool. O anúncio foi feito durante a Cinemacon, em Las Vegas, e confirmou que os atores Harris Dickinson, Paul Mescal, Barry Keoghan e Joseph Quinn serão os responsáveis por interpretar John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, respectivamente.

Elenco oficial dos quatro filmes dos Beatles | Foto: Divulgação

O projeto, que tem estreia prevista para abril de 2028, contará a trajetória dos Beatles por meio de um filme dedicado a cada membro da banda. Mendes, que venceu o Oscar de Melhor Direção por Beleza Americana (1999) e foi indicado por 1917 (2019), explicou que a ideia é criar uma “experiência cinematográfica única, que poderá ser maratonada”, sem revelar se os filmes serão lançados simultaneamente ou um por vez.

Conheça o elenco

Paul Mescal (Paul McCartney)

O irlandês de 29 anos, indicado ao Oscar de Melhor Ator por Aftersun (2022), recentemente esteve em Gladiador II (2024) e foi coadjuvante em Todos Nós Desconhecidos (2023).

Paul Mescal em Gladiador II | Foto: Divulgação

Harris Dickinson (John Lennon)

Com 28 anos, o britânico ganhou destaque em Triângulo da Tristeza (2022) e Garra de Ferro (2023), e também contracenou com Nicole Kidman em Babygirl (2024).

Harris Dickinson em Babygirl | Foto: Divulgação

Joseph Quinn (George Harrison)

Famoso pelo papel de Eddie Munson em Stranger Things, o britânico de 31 anos também estrelou Um Lugar Silencioso: Dia Um (2024) e Gladiador II (2024).

Joseph Quinn em Stranger Things | Foto: Divulgação

Barry Keoghan (Ringo Starr)

O irlandês de 32 anos foi indicado ao Oscar por Os Banshees de Inisherin (2022) e merecia mais reconhecimento por sua performance em Saltburn (2023).

Barry Keoghan em Saltburn | Foto: Divulgação

A produção

Originalmente, a Sony Pictures planejava lançar os quatro filmes em 2027, para celebrar os 70 anos do encontro de Lennon e McCartney em Liverpool e os 60 anos do disco Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band (1967). Agora, a estreia será em 2028, ano que marca os 65 anos do primeiro álbum da banda, Please Please Me (1963).

Especulações indicam que cada filme será nomeado com uma das músicas mais emblemáticas dos Beatles: In My Life (Lennon), Let It Be ou The Long and Winding Road (McCartney), Here Comes the Sun (Harrison), e With a Little Help from My Friends (Starr).

Uma história autorizada

Este será o primeiro projeto cinematográfico a contar com a autorização oficial da Apple Corps Ltd., que gerencia os direitos dos Beatles, incluindo Paul McCartney, Ringo Starr, e as famílias de John Lennon e George Harrison.

Sam Mendes expressou sua empolgação ao comentar o projeto:

“Estou honrado em contar a história da maior banda de rock de todos os tempos e animado em desafiar a noção do que constitui uma viagem cinematográfica.”

Vale lembrar que não é a primeira vez que os Beatles ganham a tela grande. Em 1994, Backbeat: Os Cinco Rapazes de Liverpool, de Iain Softley, narrou a história do baixista Stuart Sutcliffe, que abandonou a banda antes do sucesso mundial. Em 2009, O Garoto de Liverpool, de Sam Taylor-Johnson, focou na juventude de John Lennon.

Leia mais: Ozzy Osbourne compartilha ingresso de show que fez em Porto Alegre há 14 anos