Algo completamente inédito pode estar prestes a acontecer na trajetória da Van Halen. O baterista e cofundador do grupo, Alex Van Halen, revelou em uma entrevista à Rolling Stone que está trabalhando em um projeto audacioso.
O novo trabalho é nada mais e nada menos que a criação de novas músicas da banda utilizando inteligência artificial (IA) para gerar solos de guitarra, em homenagem ao falecido irmão, Eddie Van Halen.
A banda possui músicas inacabadas e agora conta com a IA para terminá-las
Alex compartilhou que, ao longo dos anos, o grupo acumulou uma coleção de gravações inacabadas e ideias não lapidadas. Ele explicou que agora elas podem ser transformadas em canções completas com a ajuda da IA.
“São todos pequenos pedaços que não fazem uma música”.
A ideia central é usar a tecnologia para estudar os padrões dos solos de Eddie e gerar novas criações que resgatem seu estilo sonoro.
Mas as surpresas não param por aí
Alex Van Halen revelou também que existe a possibilidade de contar com Robert Plant, vocalista do Led Zeppelin, para dar voz a essas novas faixas.
Apesar de os dois músicos não se falarem há mais de 30 anos, Alex mostrou otimismo ao afirmar:
“Quando as condições forem adequadas, as coisas se manifestarão”.
A iniciativa IA já está em movimento
O baterista está em contato com a OpenAI, empresa por trás de grandes avanços em IA, como o ChatGPT, para entender como essa tecnologia pode ser aplicada ao processo de composição musical.
O projeto ainda está em seus primeiros estágios. Mas, a ideia de novas músicas do Van Halen, com solos guiados por IA e Robert Plant nos vocais, é algo que pode balançar a indústria musical!
Leia também: Charles Master homenageará o rock gaúcho em show em Porto Alegre
COMENTÁRIOS
Ao enviar seu comentário você automaticamente concede AUTORIZAÇÃO para utilizar, reproduzir e publicar sua imagem e comentário, incluindo o conteúdo das suas declarações e opiniões, através de qualquer meio ou formato, em veículos de comunicação integrantes do GRUPO RBS.