“Flor de lis”, sucesso do primeiro álbum de Djavan, foi lançada em 1976 e cativou seus fãs desde então, assim como gerou inúmeras especulações sobre o verdadeiro significado da letra.  

O boato que circula  

A teoria mais famosa e emotiva que circula sobre a letra do single é que Djavan escreveu “Flor de Lis” em homenagem à esposa Maria e à filha Margarida, que teriam falecido durante o parto. Segundo a história, o compositor teria enfrentado a dolorosa escolha de salvar a esposa ou a filha, resultando na perda de ambas e inspirando a criação da canção. 

Djavan desmentiu a lenda  

Djavan desmentiu a história inúmeras vezes. Em uma apresentação no Palco MPB em 2010, ele afirmou: 

“Existe uma explicação na internet, completamente falsa, nada daquilo jamais aconteceu, não é uma experiência pessoal, é uma invenção.” 

O cantor esclareceu que suas composições, embora possam refletir experiências de sua vida, não são autobiográficas e que essa nunca foi sua intenção. Ele enfatizou sua surpresa com a criatividade das pessoas ao inventarem tal história. 

O verdadeiro significado de “Flor de Lis” 

“Flor de Lis” é, na verdade, sobre um amor que não deu certo. Em entrevista ao programa Viva Voz, em 2013, Djavan explicou: 

“Eu nunca tive por essa música uma impressão de tristeza, embora ela fale sobre um grande amor que não aconteceu. É uma música que conta uma história, de maneira leve, e a confusão é isso [com o refrão], mas ele não está se lamentando. Ele está concluindo a história que acabou de contar.” 

A música aborda o fim de um relacionamento devido a um erro imperdoável. O refrão, que menciona o “jardim da vida” ressecando e a “Maria” e a “Margarida” que não nasceram, é uma metáfora para um amor que não floresceu.  

Djavan de fato teve uma esposa chamada Maria, com quem foi casado entre 1972 e 1998. No entanto, o músico nunca teve nenhuma esposa e filha falecidas em sua biografia.  

Os trechos e as metáforas  

No refrão, Djavan canta: 

 “E o meu jardim da vida 

Ressecou, morreu 

Do pé que brotou Maria 

Nem margarida nasceu.” 

Esses versos simbolizam um amor que não vingou. O personagem da música compara sua amada a uma flor-de-lis, uma planta solitária que cresce em terrenos secos: 

“O destino não quis 

Me ver como raiz 

De uma flor de lis.” 

A flor-de-lis também é um símbolo da França, que representa valores como lealdade e honra, sugerindo que Maria tinha fortes princípios. 

Reprodução / Pexels

Sobre qual canção você deseja saber mais aqui no Além da Letra? Deixe a sua sugestão lá no Instagram da melhor playlist do rádio: @102.3oficial!

Leia também: SÃO PAULO INSTITUI DIA 22 DE MAIO COMO O DIA DE RITA LEE