É raro, mas acontece: um cover pode, de fato, tornar-se mais famoso do que a música original. Isso aconteceu com “Nothing Compares 2 U”, quando regravada na voz de Sinéad O’Connor.
Um dos hits mais famosos da cantora irlandesa é, na verdade, do Prince!
Lançada em 1990, no álbum “I Do Not Want What I Haven’t Got”, a música vendeu milhões de cópias, chegou ao topo da Billboard Hot 100 e rendeu um Grammy de Melhor Performance Musical Alternativa à artista.
Considerada uma das 500 melhores músicas da história pela Rolling Stone, a faixa não é isenta de polêmicas, com direito a uma suposta ameaça de Prince contra O’Connor. Saiba mais abaixo!
A história de “Nothing Compares 2 U”
A música foi composta em 1984, quando Prince escreveu a faixa para um projeto alternativo da banda The Family. Naquela época, o ícone escrevia diversas faixas e cedia à banda, sem fornecer os vocais, apenas para exercitar o seu lado criativo.
Em um primeiro momento, a música não foi muito bem recebida pela crítica e pelo público. Foi a partir disso que Sinéad O’Connor entrou em cena.
A marca de Sinéad O’Connor
Em meados de 1990, Sinéad O’Connor estava colhendo os frutos do seu primeiro álbum de estúdio, “The Lion and The Cobra”, que lhe rendeu fama internacional. O agente da artista, então, sugeriu que ela regravasse “Nothing Compares 2 U”.
Sinéad, que havia acabado de perder a mãe, ficou tocada pela canção escrita por Prince. Aceitou a sugestão e, em um só take, gravou os vocais da faixa.
O canto visceral de Sinéad O’Connor impactou tanto os produtores em estúdio que foi utilizado integralmente. Para deixar maior ênfase à voz da cantora, a música foi reduzida a apenas alguns acordes essenciais.
O resultado são os tremendos vocais de O’Connor, ecoando sobre todo o resto. Ouça abaixo para relembrar:
A faixa ganhou um vídeo igualmente impactante: o foco é o rosto da cantora, em um baita close, de cabeça raspada, com gola alta, gravado em frente a um fundo preto.
Sinéad O’Connor x Prince: a briga entre lendas
Em seu livro de memórias, Rememberings (2021), Sinéad O’Connor revelou uma tensão entre ela e Prince.
A estrela afirmou ter sido confrontada por Prince por falar muitos palavrões em suas entrevistas. Após a “bronca”, o saudoso cantor sugeriu que eles deveriam fazer uma guerra de travesseiros para superar a crise.
No entanto, o buraco era muito mais embaixo. Em uma entrevista concedida ao programa Good Morning Britain, O’Connor aponta que, em razão de seu sucesso assombroso com o cover de “Nothing Compares 2 U”, Prince tentou espancá-la.
Ela diz que Prince não gostou de ver seu reconhecimento mundial, uma vez que não compôs a música com exclusividade para ela, já que não era “uma de suas submissas”, ao contrário de outras cantoras emergentes:
As declarações não pararam por aí:
“Nos encontramos na estrada em Malibu, às cinco da manhã – eu cuspia nele, ele tentava me dar um soco. Eu tinha que tocar a campainha de alguém, que era o que meu pai sempre me dizia para fazer se eu estivesse em uma situação como essa”, contou.
A cantora também expôs que não foi a única que passou por maus tempos com o músico — que, de acordo com ela, “estava em um momento pesado nas drogas”.
“Eu não fui a única que ele perseguiu. Na época, uma das meninas de sua banda foi parar no hospital com uma costela quebrada”, afirmou.
Além da Letra
O significado de “Nothing Compares 2 U” gera discussões entre especialistas musicais e fãs da canção.
Há quem diga que o tema da faixa é um drama familiar: Prince se inspirou no processo de separação de seus pais, quando sua mãe rogava que ele implorasse ao pai para voltar ao lar.
Outros dizem que a canção se refere a uma antiga empregada doméstica do cantor. Por fim, há teorias que acreditam que a letra tenha sido inspirada na vida amorosa de um amigo, Jerome Benton, que havia acabado de romper um noivado.
Logo, a fonte real de inspiração, nunca saberemos.
A partida de O’Connor
Em 27 de julho de 2023, a cantora foi encontrada inconsciente em seu apartamento, em Londres. A artista faleceu aos 56 anos. A causa da morte não foi divulgada. No entanto, a ícone vivia um período de introspecção após o suicídio de um de seus quatro filhos, em 2022.
Embora não seja tratada como uma morte suspeita, os legistas seguem estudando os motivos que ceifaram a vida da artista irlandesa e devem divulgar um relatório nos próximos meses.
Sinead O’Connor foi homenageada na Irlanda, onde passou a maior parte de sua vida. O sepultamento ocorreu em Londres no último dia 7.
Confira também: SHOW DE ROGER WATERS EM PORTO ALEGRE SERÁ REALIZADO NA ARENA DO GRÊMIO.
COMENTÁRIOS
Ao enviar seu comentário você automaticamente concede AUTORIZAÇÃO para utilizar, reproduzir e publicar sua imagem e comentário, incluindo o conteúdo das suas declarações e opiniões, através de qualquer meio ou formato, em veículos de comunicação integrantes do GRUPO RBS.