A contagem regressiva acabou! Os Arctic Monkeys estão de volta com “The Car”, o sétimo álbum da banda. Seguindo as percepções da crítica estrangeira, a banda seguiu a tradição de várias grandes bandas e artistas da história do rock: a de se afastar mais e mais de sua sonoridade inicial em busca de novos horizontes musicais.

“The Car” soa como a continuação de “Tranquility Base Hotel + Cassino”, o último álbum lançado até então, e também do The Last Shadow Puppets, o projeto paralelo de Alex Turner com Miles Kane.

As guitarras pesadas deram espaço aos arranjos elaborados, que também não dispensam o uso de cordas. O disco pode ser definido como corajoso, porque sai do tradicional já produzido pela banda e pode, de certa forma, demorar para cativar os fãs de longa data. Em contrapartida, ele também pode atrair novos fãs.

Escute “The Car”, single do novo álbum lançado nesta manhã, que já acumula mais de 20 mil visualizações no YouTube:

Agora, como será a reprodução deste novo álbum nos palcos, já que ele não transmite o clima de “sair do chão” fundamental para movimentar o público? Em sua resenha para o site da Mojo, o jornalista John Mulvey afirmou que o quarteto pode, de fato, optar uma “rota dupla”. Ou seja: nos shows, o foco seguirá com as canções mais antigas, ótimas para levantar o público, enquanto em estúdio, os AM farão trabalhos mais esotéricos como esse que acaba de ser divulgado ao mundo.

A BANDA VEM AO BRASIL!

Em novembro, a banda tocará nas capitais Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba. Teremos a oportunidade de conferir, de pertinho, se a banda realmente seguirá estas duas facetas de estilo e personalidade.