Lançada em 1991 no álbum Sete Desejos, a música de Belle De Jour é um clássico da MPB e pertence a Alceu Valença. É um daqueles hits que a gente escuta e automaticamente se teletransporta para qualquer lugar junto da pessoa amada.

Muito já se foi falado de Alceu Valença por aqui e já desvendamos um dos significados de uma das músicas de maior sucesso. Hoje, trouxemos mais uma história por trás da música La Belle De Jour. Vem com a gente!

No ano de 1979, Alceu partiu em autoexílio para França, junto com os artistas Raul Seixas e Jards Macalé, como forma de protesto contra a ditadura militar no Brasil naquela época. No período em que morou no país francês, fez tanto sucesso que chegou até a gravar um disco, o famoso Saudade de Pernambuco (1979).
Foto

Alceu ficou tão encantado com o país, que retornou à França em 1986 para um festival. Após a apresentação, ele se dirigiu a um bar, onde, segundo ele, entrou uma mulher muito bonita, a quem ele disse que era poeta. Assim, a moça respondeu: “Então me faça um poema!”. Mais tarde, o artista descobriu que essa bela moça era ninguém mais, ninguém menos, do que Jacqueline Bisset, atriz britânica famosíssima nos anos 60 e 70.

Como forma de homenagem, no dia seguinte Alceu escreveu uma canção para a atriz e no meio da composição, lembrou-se também de outra namorada que teve, com quem costumava frequentar a Praia de Boa Viagem, no Recife. Dessa mistura de histórias, saiu a romântica La Belle De Jour!

Porém, a escolha do nome pode ter sido um tanto equivocada. Ao tentar homenagear Bisset, o cantor colocou o nome da música pelo mesmo nome do filme La Belle De Jour, de 1967. Seria perfeito a escolha do nome, mas o longa não é estrelado por Jacqueline Bisset, mas sim pela atriz francesa Catherine Deneuve!

No fim, ele tentou fazer uma homenagem para uma e acabou acertando três mulheres diferentes, mas o que vale é a intenção, né? Rsrs.

Agora que tu já sabe o significado, que tal relembrar esse clássico do Alce Valença? Bora!