Lewis Brian Hopkin Jones, ou mais conhecido como Brian Jones, foi um dos músicos mais importantes para a cena do rock mundial. Para conhecimento de muitos, não foi Mick Jagger o responsável por fundar o The Rolling Stones, mas sim o Brian Jones.

Hoje esse ícone estaria completando 80 anos de idade, e para deixar a memória dele sempre viva, vamos relembrar a vida e a história de Brian Jones. Vem com a gente!

Primórdios

Filho de um engenheiro da marinha inglesa, Lewis Jones, com uma dona de casa, Brian era conhecido pela sua versatilidade musical, tocando vários instrumentos diferentes, ainda que se tenha notabilizado como guitarrista da banda. Músico de origem clássica (Brian aprendeu a tocar com sua mãe que ministrava aulas de piano na Igreja próxima) era inicialmente o único músico da banda capaz de ler e escrever partituras.

Período na banda

Ao contrário da tradição popular do vocalista ser o fundador e líder da banda, Brian que foi o mentor de tudo. Na primavera de 1962, Jones convidou Jagger e Richards para formar uma banda, que se chamaria The Rolling Stones, inspirado no trecho de uma canção de Muddy Waters (Rollin’ Stone).

Durante seu período no grupo, ele manteve uma inventividade que gerou o Rolling Stones Rock’n Roll Circus, entre outros. Costumava usar roupas extravagantes, além de um estilo de vida baseado no “sexo, drogas e rock’n roll”.

Ele podia não ter a mesma facilidade de compor como Keith e Jagger, mas ele era um grande instrumentista, sendo junto a George Harrison, um dos primeiros roqueiros a introduzir a cítara em suas músicas. Também tocava gaita, acordeon, saxofone e contribuiu com a harpa em músicas como “You got the Silver”, saxofone em “Dandelion”.

Mas não pense que ele não compôs nada. Em 1967, ele compôs a trilha sonora do filme A Degree Of Murder, no qual Anita Pallenberg, (Sua namorada na época) atuou como protagonista.

Afastamento dos Stones e morte

Apesar da fama e fortuna originada pelo sucesso da banda, Brian acabou por ceder ao uso desregrado de drogas, o que lhe valeu o desprendimento do grupo em 8 de Junho de 1969. Foi substituído por Mick Taylor e seu último álbum feito com os Stones, foi “Let it Bleed”, e ele tocou apenas em algumas músicas.

Menos de um mês depois após o afastamento, no dia 3 de julho, Brian foi encontrado morto aos 27 anos de idade, incorporando o famoso clube dos 27. Sua namorada o encontrou afogado no fundo da piscina de sua casa.

No final do filme Stoned, realizado em 2005, supõe-se que sua morte foi causada por Frank Thorogood, um dos empreiteiros que trabalhava em reformas na casa de Brian. Frank teria confessado o crime à sua filha, em 1993, quando estava em seu leito de morte. A história, entretanto, nunca foi confirmada. Até que em 2009, uma entrevista dada por Tom Keylock (ex-empresário dos Rolling Stones), ele confirmou que testemunhou o suposto assassinato de Jones. Meses depois da entrevista Keylock faleceu.

Brian Jones Encontra-se sepultado no Cheltenham Cemetery and Crematorium, Cheltenham, Gloucestershire na Inglaterra.