Como falar de filmes biográficos sem citar o Bohemian Rhapsody? Retratando a vida e carreira do inigualável Freddie Mercury, o filme recebeu diversos prêmios importantes desde o lançamento. E hoje, nós falaremos um pouco desse majestoso longa metragem no quadro “Filmes Biográficos”. Confere aí!

Sinopse

Em 2018, o mundo pôde ver uma obra prima de Freddie Mercury, o longa “Bohemian Rhapsody” que conta a história da banda Queen, e alguns fatos sobre a vida do artista. O filme conta o período de quinze anos desde a formação original do Queen até a apresentação da banda no evento Live Aid, em 1985, seis anos antes da morte de Mercury.

No drama biográfico, Freddie Mercury (Rami Malek) e seus companheiros Brian May (Gwilyn Lee), Roger Taylor (Ben Hardy) e John Deacon (Joseph Mazzello) mudam o mundo da música para sempre ao formar a banda, durante a década de 1970. Porém, quando o estilo de vida extravagante de Mercury começa a sair do controle, o grupo precisa enfrentar o desafio de conciliar a fama e o sucesso com suas vidas pessoais cada vez mais complicadas.

Curiosidades

– Por trás das câmeras, integrantes do Queen ajudaram a construir o filme. Brian May e Roger Taylor participam do filme como produtores executivos, ao lado de ninguém menos que Robert DeNiro.

– Cerca de 800 figurantes participaram da cena e foram filmados dançando, cantando e aproveitando o show. Durante a pós-produção, o departamento de efeitos especiais replicou o público digitalmente para parecer que aquelas oito centenas de pessoas eram, na verdade, 72 mil.

– Rami gravou algumas músicas e chegou a ir até os estúdios de Abbey Road, em Londres, para isso. Porém, o que ouvimos ao longo de mais de duas horas de filme, durante as interpretações vocais, são gravações reais do Queen e outros registros feitos pelo próprio Rami e pelo canadense Marc Martel, cantor de rock cristão descoberto na internet.

– Ben Hardy, que interpreta o baterista Roger Taylor no filme, mentiu ao fazer o teste para o papel. O ator de 27 anos disse à produção de “Bohemian Rhapsody” que sabia tocar bateria quando, na verdade, ele nunca havia segurado baquetas. Como ele teria que tocar o instrumento durante o teste, passou dias ensaiando para conseguir ao menos interpretar uma música do Queen. Parece que deu certo. No fim das contas, ele aprendeu 13 músicas para o filme. E isso é tudo o que ele sabe.

Prêmios

O filme recebeu o Oscar de:
– Melhor Ator (Rami Malek)
– Melhor Direção de Imagem
– Melhor Edição de Som
– Melhor Mixagem de Som

Venceu o Globo de Ouro de Melhor Filme Dramático e Melhor Ator em Filme Dramático (por Malek). Bohemian Rhapsody também foi indicado à categoria de melhor filme no Producers Guild of America e ao BAFTA de melhor filme britânico, enquanto Malek ganhou os prêmios de melhor ator no BAFTA e no Screen Actors Guild.

Ficou curioso para assistir? Então confere o trailer aqui em baixo: