São quase 15 anos de estrada. Mas só agora que os portoalegrenses terão a oportunidade de ver por aqui as teatrais e agitadas performances dos gypsy punks da Gogol Bordello. O grupo dará o ar da graça no dia 23 de setembro às 21h30min no Opinião (José do Patrocínio, 834). E se tudo estiver dentro da normalidade desse show, vai levantar poeira do chão.
Formado em 1999, na cidade de Nova York, o grupo é composto por integrantes de várias etnias: China, Rússia, Ucrânia, Israel, Estados Unidos e Etiópia. Talvez por isso é considerado uma referência na mistura de estilos como punk e o dub, abusando de instrumentos como acordeão, violino e até saxofone, que resultam em músicas divertidas e bem dançantes. Quer dizer. Isso já vai do teu gosto. Mas uma coisa é certa. Inércia no show do Gogol não deve rolar.
O nome Gogol é inspirado em Nikolai Gogol, um dos mais influentes escritores da literatura russa e do Leste Europeu. Ele também serve como influência ideológica para a banda, pois popularizou a cultura ucraniana na sociedade da Rússia. É justamente isso que o conjunto pretende fazer com seu trabalho: criar musicas ciganas do leste europeu cantadas na língua inglesa, interligando as culturas. Já a palavra Bordello vem do dialeto italiano, e refere-se ao típico bordel.
Com 4 álbuns e um EP, a banda liderada por Eugene Hütz, traz à Porto Alegre o show do mais recente trabalho, o disco Pura Vida Conspiracy, lançado em julho deste ano. O Gogol Bordello também tocará no festival Rock In Rio, dia 21 de setembro, como headliner do palco Sunset.
Se você ainda não conhece o som dos caras, dá o play abaixo e te diverte. Ou não.
COMENTÁRIOS
Ao enviar seu comentário você automaticamente concede AUTORIZAÇÃO para utilizar, reproduzir e publicar sua imagem e comentário, incluindo o conteúdo das suas declarações e opiniões, através de qualquer meio ou formato, em veículos de comunicação integrantes do GRUPO RBS.