Sakura é referência obrigatória na história gastronômica de Porto Alegre. É garantia de qualidade, exemplo de requinte da tão minuciosa arte culinária japonesa. Tiro certeiro para os amantes da gastronomia oriental de tradição. Por outro lado, não vê problemas em arriscar novos pratos, elaborados com ingredientes, digamos, mais ocidentais.

Sakura é referência gastronômica em Porto Alegre

Aí que está o segredo. Obviamente, você vai encontrar por lá os obrigatórios sushis, sashimis e temakis, mas é essencial dar uma olhada mais atenta no menu para a imaginação começar a borbulhar.

Estive a convite do Sabor Brasil no Sakura Kaiten, que desde 1995 está no Shopping Bourbon Country, É o filho único do Sakura  Avenida Cristóvão Colombo, segundo e definitivo endereço do restaurante cujo nome faz alusão à flor-símbolo do Japão. Não há grandes diferenças no cardápio, é praticamente o mesmo, apenas o espaço é mais enxuto, sem o tradicional tatame que ornamenta a matriz.


Beto Xavier experimeta o Raviolone Shimeji,  prato criado para o Festival Brasil Sabor 2012

Experimentei o “Raviolone Shimeji”, prato criado especialmente para participar do Sabor Brasil 2012, que este ano homenageia a culinária italiana. Trata-se de um ravióli de massa artesanal, recheado com salmão, linguado e camarão, envolto em consistente molho de cogumelos shimeji, guarnecido com legumes grelhados ao dente, no caso, nacos retangulares de pimentões verdes e amarelos e abobrinhas. Tudo isso, com um toque de Schimichi Togarashi, a saborosa pimenta japonesa, elaborada a partir de sete temperos picantes.  Sorvi com prazer esta mistura delicada mistura de  Japão e Itália e duas horas depois o sabor ainda latejava no céu da boca. Vale a pena. Como sugestão para acompanhar, um bom vinho branco da Serra Gaúcha.

Por Humberto Xavier