A atriz Mariana Ximenes passou por Porto Alegre neste final de semana para apresentar a peça Os Altruístas, do dramaturgo norte-americano Nicky Silver, com direção de Guilherme Weber. As sessões rolaram de sexta a domingo no Theatro São Pedro (como você viu no nosso calendário de eventos). Agora, o grupo segue para Pelotas, para apresentações no Teatro Guarani nos dias 07 e 08 de abril.

Batemos um papo com a atriz no foyer do São Pedro. Simpática, Mariana falou sobre a sua volta ao teatro após oito anos longe dos palcos. Em quase uma hora de conversa, a atriz falou sobre a escolha do texto do dramaturgo norte-americano Nicky Silver (autor de Os Solitários e Pterodátilos, apresentada no Porto Alegre Em Cena no ano passado),o processo de criação de sua personagem Sidney e a concepção da montagem de Guilherme Weber, que faz sua estreia na direção de espetáculos.

Em Os Altruístas, Mariana também faz sua estreia na produção de uma peça. Como tinha pouco tempo para aliar a montagem aos seus projetos na televisão, optou por assumir esta função e, assim, agilizar o processo.

Esse projeto era pra ser antes de Passione. Mas não pude deixar de fazer a novela, pois a Clara era um personagem super especial. Então decidi fazer a peça depois da novela. Organizar tudo, escolher os atores, levantar recursos… é um quebra-cabeça! Então pensei que, para isso, teria que produzir o espetáculo.

Mariana também contou que tem uma relação especial com Porto Alegre e com o Rio Grande do Sul.

A primeira vez que vim pro Sul foi na novela Chocolate com Pimenta. Foram dois meses viajando. Depois, foi na época da Casa das Sete Mulheres. Foram três meses viajando. Foi excelente. Conheci lugares lindos. Porto Alegre conheci com Paulo José, que é gaúcho. Hoje, namoro Lucas, que também é gaúcho, mas não é ator. Também estou muito feliz de estar no São Pedro. O teatro é de uma beleza e de uma energia… é uma responsabilidade enorme. Estou ansiosa no melhor sentido.

Veja trechos da entrevista no vídeo abaixo:

Sinopse

Os Altruístas é uma peça irônica e ácida que se resume na história de cinco pessoas carentes em busca do amor. O texto trata sobre neuroses urbanas e contemporâneas, mas sempre com um humor cáustico e provocativo.

Na peça, Mariana Ximenes dá vida a Sidney, uma famosa e desequilibrada atriz de novela que toma uma atitude extrema após conviver e sustentar jovens engajados em causas sociais. São todos amigos de seu namorado Tony, interpretado pelo ator Miguel Thiré.

Além de Mariana e de Miguel, o elenco é formado pelos atores Kiko Mascarenhas, no papel do Ronald, irmão homossexual de Sidney que tem um affair com o michê Lance (Jonathan Haagensen), e Stella Rabello, que vive a lésbica ativista desmemoriada Vivian.


De Nicky Silver
Direção: Guilherme Weber
Elenco: Mariana Ximenes, Kiko Mascarenhas, Miguel Thiré, Jonathan Haagensen e Stella Rabello.
Cenografia: Daniela Thomas
Figurinos: Emilia Duncan e Antonio Frajado
Iluminação: Domingos Quintiliano
Trilha Sonora: Guilherme Weber
Produzido por Mariana Ximenes, Francisco Accioly e Roberto Vitorino
Realização: Maxi Produções e Associação dos Amigos do Theatro São Pedro
Apoio Master: SESC RS
Apoio: Porto Seguro
Promoção: Itapema FM