A gravidez é sem dúvida uma das fases em que a mulher se sente mais bonita: os seios ficam mais fartos, os cabelos mais brilhosos, as unhas mais fortes. Mas é também nesse período que algumas mulheres precisam reforçar os cuidados especialmente no pós-parto, quando se preocupam em recuperar o corpo de antes da maternidade.  Mas é preciso tomar alguns cuidados para não prejudicar sua saúde e a do bebê. A fisioterapeuta e gerente distrital da Emagrecentro Porto Alegre Roberta Kaster Titton, explica quais os procedimentos que são permitidos durante e após esse período.

Na gestação

Drenagem linfática (manual)

É o tratamento estético mais indicado para a gestante, por ser uma massagem suave e lenta. Ajuda na eliminação dos excessos de líquido no corpo, diminuindo o inchaço típico da gravidez e melhorando o retorno venoso, auxiliando também na redução da celulite e promovendo sensação de alívio e bem estar.

Peeling de cristal

Por ser um procedimento mecânico, ou seja, sem uso de produtos que podem ser absorvidos pela pele, pode ser realizado sem problemas pelas gestantes. O tratamento pode ainda ajudar na diminuição de manchas comuns na gravidez e melhorar o aspecto da pele, uma vez que estimula a renovação celular.

Limpeza de pele

Assim como o peeling, pode ser realizado durante a gestação sem riscos ao bebê, tomando cuidado apenas com o uso de alguns produtos ou ácidos.

No pós-parto

Corrente Russa

Procedimento realizado através de um aparelho que emite impulsos elétricos aos músculos, tratando a flacidez através da contração e relaxamento muscular.

Endermologia

Também conhecida como vacuoterapia, se trata de uma técnica que une sucção e massagem mecânica através de um aparelho que funciona com ventosas com dois rolinhos que são passados por todo o corpo, proporcionando uma massagem profunda e relaxante. Melhora o aspecto da celulite, modela o corpo e reduz medidas.

Mesoterapias

São realizadas a partir de injeções de substâncias para combater gorduras localizadas, celulite e flacidez. NÃO DEVEM ser usadas nem no pós-parto caso a mãe esteja amamentando.

Radiofrequência

Procedimento que estimula formação de colágeno e elastina, proteínas que sustentam a pele. Reduz a flacidez corporal e marcas de expressão faciais. Pode ser realizada no pós-parto imediato.

Criofrequência

Aplicação de radiofrequência multipolar que atua com temperaturas abaixo de zero com efeito frio-calor, provocando um choque térmico na pele que faz a contração dos tecidos e estimula a produção de colágeno e elastina. Pode ser aplicado no corpo e no rosto, trata gordura localizada e flacidez. Pode ser realizada no pós-parto imediato.

Carboxiterapia

Aplicação de CO² (gás carbônico) no tecido subcutâneo que aumenta metabolismo, melhorando a irrigação sanguínea local, estimulando a degradação da gordura e a produção de colágeno. Atua na gordura localizada, celulite, flacidez e é excelente para o tratamento de estrias. Pode ser aplicada no pós-parto imediato.

Toxina botulínica

Aplicação de substância que bloqueia a musculatura, evitando a formação de rugas superficiais e profundas. Aplicação só pode ser feita após o período de amamentação.

Para realização de qualquer tratamento é recomendado uma avaliação prévia. Todas as indicações e período de início dos tratamento podem variar de acordo com a paciente, seu estado de saúde e seus objetivos.