Divulgação/Agência Preview

O conceito de joalheria de autor surgiu nos anos 50, como uma atividade que buscava recuperar o conceito de arte que existia no desenho e na produção de jóias. A joalheria autoral encanta e através dela é possível expressar, com a arte de moldar e esculpir o metal, que transforma o bruto e disforme numa peça única. Criada por um verdadeiro artista e alinhada ao conhecimento de várias técnicas, que possibilitam a livre exploração de todos os materiais. Lisia Barbieri, que completa 20 anos de história e paixão pela arte, está comemorando os dois anos da Criativitá Escola de Joalheria.

Lisia estudou em Florença na Itália, grande berço da joalheria, onde frequentou a Alcchimia Scuola di Gioielleria. Participou de exposições na Itália, Inglaterra e Alemanha, trabalhou com o designer italiano Francesco Bertazzo e com sua mestra Yoko Takirai. De volta ao Brasil, começou a lecionar, acreditando que conhecimentos são para serem divididos e não guardados.

Inspirada na arte, Lisia fundou a Criativitá, um espaço para criação de uma joalheria contemporânea, criativa e, em muitos casos, autoral, onde se aprende diversas técnicas, desde o processo de concepção até a produção de uma joia, que poderá ou não ser única, dependendo exclusivamente da concepção artística do seu criador. Comemorando dois anos, a Escola oferece infraestrutura completa para o aprendizado e também funciona como atelier livre para alunos e profissionais.

Hoje a artista dedica-se quase que exclusivamente a Criativitá, reforçando e ampliando o aprendizado da arte no Rio Grande do Sul. Lisia acredita que a joalheria autoral é a popularização da arte em forma de adorno.

“A joalheria é um vício, quem gosta, dificilmente larga”, brinca a artista.

A Escola oferece diferentes cursos como Joalheria: básico, intermediário e avançado. Este é o portal de quem quer ingressar neste universo, uma arte milenar que tem como base a metalurgia. Trabalhar o metal nobre desde a formulação da liga, fundição, laminação, recorte, soldadura e polimento estão dentro da programação. O curso se divide nos níveis básico, intermediário e avançado, aprendendo todas as etapas da construção de uma joia.

Lisia destaca que o principal é despertar a paixão pela joalheria e desenvolver a criatividade de cada aluno. A Escola está com a agenda de cursos aberta. Entre os destaques estão: Design, Gemologia, Rhinoceros, Esmaltação, Gravação e Cravação e Modelagem. Para os interessados, o ingresso é a qualquer tempo, pois as aulas são realizadas em pequenos grupos com orientação individual.

“A escola é uma ótima opção para quem procura uma novidade, profissionais na área em busca de aprimoramento, refinamento e atualização de novas técnicas, para quem quer simplesmente desenvolver um novo hobby, se desligar do mundo ou artistas em busca de uma nova forma de expressão”, destaca Lisia.

Hoje a Criativitá conta com aproximadamente 50 alunos em vários níveis. Em dois anos, mais de 250 alunos passaram pela Criativitá, seja para aprender a desenhar ou colocar a mão na massa, muitos hoje se encontram no mercado joalheiro.