Oi, eu sou a Vanessa Martini, mãe do Theo e autora do blog Mãezinha Vai Com as Outras. Toda semana estarei por aqui conversando com as mamães – e futuras mamães – sobre diversos temas que envolvem esse mundo intenso da maternidade.

Hoje, 1º de agosto, é o dia mundial da amamentação e listei – com a ajuda da Rosane Baldissera, nutricionista e Consultora em Amamentação – as principais dúvidas das mamães quando o assunto é aleitamento materno.

1. Amamentar dói?

Amamentar não dói. Se está doendo, é um sinal de que alguma coisa não está indo bem, e os motivos podem ser inúmeros. Nas primeiras semanas após o parto (principalmente as duas primeiras), é comum que algumas mamães sintam uma certa sensibilidade no mamilo. Porém, quando a sensibilidade passa a ser um desconforto tão grande, uma dor insuportável, onde se pensa em desistir de amamentar é preciso buscar ajuda de um profissional especializado.

2. Como sei que meu bebê fez a “pega” correta no seio?

Amamentar não é algo instintivo. Mãe e bebê precisam aprender a amamentar e a mamar, e para isso acontecer, exige técnica, paciência e tempo. A pega do bebê precisa ser feita não somente no mamilo, mas na maior parte da aréola (parte escura do seio ao redor do mamilo), para evitar a dor na amamentação, ou seja, bebê mama com a boca bem aberta, com o lábio inferior virado para fora, o queixo toca a mama, as bochechas ficam cheias, bem redondinhas. Quando o bebê pega somente o mamilo, a dor é inevitável, e a consequência são as temidas fissuras.

3. Meu leite é fraco?

Costumamos ouvir essa expressão de muitas mães, mas a verdade é que a quantidade de leite é suficiente para o bebê.  Mesmo que ele solicite o peito com bastante frequência, isso não significa que você tenha pouco leite ou que seu leite é fraco. O leite materno é facilmente e rapidamente digerido pelo intestino do bebê, ele é leve, por isso o bebê mama várias vezes. Lembre-se que quanto mais o bebê mamar, mais leite você produzirá.

4. Como cuidar dos meus seios durante a amamentação?

Durante o período de amamentação é necessário o uso de um sutiã firme, confortável e adequado ao tamanho do seio. Deve cuidar a técnica de amamentação para que o bebê não machuque os mamilos, e sempre tirar o excesso de leite quando a mama está muito cheia (alguns bebês não conseguem dar conta de todo o leite produzido). Além disso, não precisa lavar os mamilos antes de amamentar e durante o banho não se deve usar nenhum produto que resseque o mamilo e aréola, como sabonetes, nem esfregar com toalhas ou buchas.

5. Meu peito pode “cair”?

Um dos primeiros fatores que levam uma mulher a não querer amamentar mesmo antes de querer ter um filho é a afirmativa que os peitos caem depois de amamentar. Não é a amamentação que faz os peitos caírem. O fator essencial para que o seio da mulher se modifique é o genético (se sua mãe tem seios flácidos você também tem maior propensão de ter, independente da amamentação). Outro fator é o número de gestações (quanto mais filhos você tem, maior é o risco de seus seios ficarem mais flácidos), isso porque os seios crescem durante a gravidez e o “estica e volta” faz a pele não voltar como antes.

6. Ingerir certos alimentos podem causar cólica no bebê?

As cólicas são normais nos primeiros três meses de vida do bebê e não existe a necessidade de excluir nada da alimentação. A alimentação da mãe deve ser frequente, variada e de preferência com alimentos saudáveis, o segredo é não exagerar. A mãe que amamenta precisa ingerir todos os grupos de alimentos para receber os nutrientes adequados ao seu organismo e também para passar ao seu bebê através do leite materno. Ingerir líquidos em bastante quantidade também garante a produção adequada de leite materno. Em torno de 3 litros de líquidos por dia é o suficiente para manter a hidratação da mãe e a produção de leite. Os únicos alimentos que devem ser consumidos com moderação durante a amamentação, pois podem deixar o bebê mais agitado, é o café preto, chimarrão, chocolate, chá preto e verde.

7. É possível engravidar durante a amamentação?

Sim, é possível engravidar durante a amamentação quando a mulher não segue os critérios do Método de Amenorréia Lactacional (LAM). Esse método consiste em utilizar a amamentação exclusiva como opção inicial de planejamento familiar. Ele age impedindo a ovulação, porque o aleitamento produz transformações na velocidade que se libera os hormônios femininos. É efetivo quando o bebê tem menos de 6 meses, a amamentação é exclusiva (o bebê não recebe nenhum outro líquido ou alimento, nem mesmo água, além do leite materno) e a mulher tem ausência de menstruação.

8. Como fazer o armazenamento do leite?

Muitas mamães têm grande produção de leite e isso exige que elas façam a retirada (ou ordenha) desse leite em excesso. Esse leite pode ser refrigerado por até 12 horas ou mantido no congelador por até 15 dias. Deve ser armazenado, de preferência, em frascos de vidro com tampa de plástico esterilizados. Para oferecer ao bebê, o leite deve ser descongelado e levemente aquecido.

Fotos: Andressa Barros.