Dias atrás uma foto na busca do Instagram chamou minha intenção. Nela, uma mulher curvilínea, com direito até mesmo a “dobrinhas”, posava de lingerie. Foi assim que conheci “O Bendito Fruto“, projeto do fotógrafo gaúcho Maiquel Borges que combina ensaios sensuais femininos com a arte de contar histórias.

Na foto do ensaio de Carol, um pouquinho sobre sua história: "Eu gosto muito de requeijão, requeijão é vida. Tudo com requeijão fica melhor. Quando resolvi virar vegana, foi a coisa da qual mais senti falta" - Foto: Maiquel Borges/O Bendito Fruto

Na foto do ensaio de Carolina, no Instagram, um pouquinho sobre sua história: “Eu gosto muito de requeijão, requeijão é vida. Tudo com requeijão fica melhor. Quando resolvi virar vegana, foi a coisa da qual mais senti falta” – Foto: Maiquel Borges/O Bendito Fruto

“Através desses ensaios trabalhamos na desconstrução do mito da “mulher normal”, aquela que não necessariamente se enquadra dentro de padrões de beleza como o da indústria da moda, da televisão ou das revistas de beleza mas que nem por isso deixa de ser incrivelmente bonita, sensual e maravilhosamente complexa”, conta o fotógrafo.

O projeto teve início de maneira completamente diferente, com foco nos padrões de cores. Maiquel buscava combinar frutas com as roupas das modelos, e por isso a escolha de mulheres “dentro do padrão” nunca foi uma preocupação. Sendo assim, não faltaram candidatas.

Com o passar do tempo, as fotos foram evoluindo para ensaios mais ousados.

“Por conta da falta de experiência na direção de modelos, sempre tínhamos longas conversas sobre praticamente qualquer assunto, muitas vezes falando sobre a vida pessoal das fotografadas, seus medos, receios, sonhos e histórias de vida”, revela Maiquel Borges, o que para ele colaborou para o projeto se tornar o que é hoje.

“O Bendito Fruto” visa explorar e valorizar a beleza natural de cada mulher. Sua diversidade, espontaneidade e todas as suas características pessoais, inclusive aquelas que muitas vezes são vistas como defeitos. Cada imagem vem acompanhada por uma história de cada modelo, onde sua personalidade fica evidenciada.

“Aliada à fotografia como expressão corporal e forma de libertação, incluímos a narrativa para dar voz a esses corpos e transformá-los em mais do que apenas imagens a serem admiradas”, explica.

Os ensaios não precisam necessariamente ser divulgados, mas a maioria das mulheres acaba optando por expor suas fotos na pagina do Facebook e também no perfil do Instagram de “O Bem dito Fruto”. As redes sociais do projeto vem conquistando vários seguidores, que admiram não só a beleza livre de photoshop de cada mulher, mas também sua coragem de abrir o coração e falar sobre seus medos, alegrias, sonhos e anseios.

Dá uma olhadinha em outros ensaios e histórias:

Paula

Paula 1

“Dia 30 de julho faz um ano que eu saí de casa…

Dois dias antes disso eu batia na porta das pessoas pra falar sobre a palavra da bíblia. Foi uma mudança muito brusca.

Dentro da congregação eu era uma referência e eu tinha uma carreira toda lá dentro, então quando eu comecei a mostrar que não era isso que eu sonhava pra minha vida, as coisas entraram em rota de colisão.

Eles, meus pais, já tinham planejado a minha vida mas eram coisas diferentes do que eu queria.

Eu respeito, se é a forma de felicidade que eles escolheram, eu aceito, apoio muito a felicidade alheia.

Mas quando eu escolhi outra realidade, outro sonho, outra felicidade, ninguém tolerou.

Não queria fazer nada de condenável, apenas ser quem eu sempre quis.

Até hoje não sei se me toleram, mas todas as vezes que nos vemos, eles tentam fazer com que eu volte…”.

Paula 2

Karen

 

Karen 1

“Eu estava deprimida com o termino do casamento. E esse namorado novo era

extremamente abusivo, controlador, manipulador. Ele criticava minha aparência,

detonou minha autoestima. Me falava que eu tinha que perder peso, fazer lipo, que só ficava aceitável com a cara cheia de maquiagem e me levou a fazer uma cirurgia pra por uma prótese de silicone maior…

Então eu fiz a cirurgia pra por mais silicone…

E esse foi o resultado….

A marca vai ficar pra sempre em mim.

Hoje eu superei, me aceito, me amo, eu sou linda por ser como sou, quem eu sou, e achei alguém que consegue ver em mim a mesma beleza que eu vejo e é isso que importa”.

Karen 2

Carol e Arthur

 

Carol e Arthur 1

“- Qual foi o momento mais feliz da vida de vocês?

– Quando fomos morar juntos.

A gente queria mas nunca dava. Então um dia a gente tava brigando e eu disse:

‘POR QUE TU NÃO VEM MORAR AQUI???’

– ‘EU VENHO AMANHÃ!!!’ eu disse!

– E no dia seguinte ele tava lá”.

Carol e Arthur 2

Renata

 

Renata 1

“Eu tive 3 AVCs. Um em 2007, dois em 2008 e em 2010 a última de 6 cirurgias… Fiquei careca e com 30Kg. Só me fodo… pqp”.

Renata 2

Demais né? Quer saber como participar? Clica aqui.

Beijo me segue: @jujumassena no Twitter e Instagram