Aqui na rádio eu e mais algumas gurias estamos às vésperas da formatura. Então já viu, né? A mulherada se reúne e surgem papos sobre decoração, buffet, vestido… E hoje pela manhã um assunto fez todo mundo parar pra pensar: anel de formatura.

Anel de formatura de Medicina - Foto: Divulgação

Anel de formatura de Medicina – Foto: Divulgação

O anel de formatura teria surgido em 1835, criado por um grupo de alunos da West Point – USMA que é uma Academia Federal de Educação Militar. Desde o início, o uso do anel era uma honra para quem o usava, lembrando aos alunos do orgulho pela conclusão do curso. Usar o anel também simbolizava ter orgulho da faculdade frequentada, e era usado somente por membros da mesma “casa”.

Hoje em dia o anel, que passou por mudanças nas pedras e emblemas, ainda simboliza o orgulho, mas muito mais da profissão em si e da etapa que foi cumprida.  Atualmente, não se usa o emblema da faculdade, e sim o da profissão, e a pedra é padronizada pela área de atuação. Em alguns lugares do mundo, como nos Estados Unidos, a tradição ainda se mantém, e o anel segue o padrão desde sua criação.

Essa semana a novela “Império” mostrou a personagem Cristina ganhando seu anel de formatura, primeiro fabricado pela empresa que está apostando na volta da tradição.

Apesar de nem todo mundo usar, tem muita gente que faz questão do acessório. Mas e aí, qual o dedo e as mão certa de usar o anel de formatura? Dessa pergunta já vieram outras: e o de 15 anos, e o de noivado? Fui pesquisar e descobri tudinho!

Anel de formatura: anelar esquerdo.

Para a cultura oriental o dedo anular é regido pelo Sol, planeta associado ao brilho, ao esplendor e ao sucesso pessoal e profissional. Por isso, segundo essa teoria, colocar o anel de formatura no dedo anular da mão esquerda abre uma porta para o sucesso.

Anel de 15 anos: anelar da mão direita. Porém, em alguns sites é possível encontrar a indicação para se usar no dedo médio da mão direita.anel de 15 anos - Foto: Divulgação

O anel de 15 anos marca um rito de passagem, momento onde a debutante é apresentada a sociedade. Segundo a tradição, o anel simboliza o momento onde a menina não é mais uma criança, e sim, uma mulher.

Anel de noivado: nessa ocasião, o anel acaba sendo usado nas duas mãos, mas sempre no dedo anelar. É assim: na hora do pedido de casamento e durante o noivado, a noiva deve usar o anel na mão esquerda. Depois do casamento, ela passa a joia para a mão direita, já que a aliança de casamento será usada na mão esquerda.

anel de noivado - Foto: Divulgação

Espero que as informações tenham sito úteis pra vocês, como foram pra mim. 😀

Beijo me segue: @jujumassena no Twitter e Instagram ;-)