No Instagram, todos os dias se multiplicam perfis “fitness“, de mulheres super saradas dando dicas de dieta e mostrando como fazer alguns exercícios. Pra mim, na maioria das vezes ao invés de me sentir com vontade de malhar, acabo ficando meio deprê. Esses dias fui tentar imitar uns exercícios que a moça sorridente da foto – sem uma gota de suor nem sinais de cansaço – fazia, e quase tive um treco.

Pensando em fugir dessa onda fitness glamourizada, que tomou conta das redes sociais nos últimos tempos, e  também do estereótipo de que só as saradas conseguem se dar bem nos esportes, a Sport England, órgão ligado ao Ministério de Cultura, Mídia e Esporte da Inglaterra, criou uma campanha batizada de “This Girl Can” (essa garota pode).

No vídeo, mulheres com corpos de formas variadas praticam esportes - Foto: Reprodução/Youtube

No vídeo, mulheres com corpos de formas variadas praticam esportes – Foto: Reprodução/Youtube

Para divulgar a campanha, foi feito um vídeo de um minuto e meio, onde mulheres “reais”, ou seja, comuns – que suam, usam camisetas largas e prendem o cabelo- aparecem nadando, dançando, correndo e lutando, independente de seus corpos.

“Elas estão aqui para nos inspirar a mexer, balançar, movimentar e provar que o julgamento é uma barreira que pode ser superada”, dizem os responsáveis pela campanha na descrição do vídeo.

Mostrar mulheres reais se exercitando é a proposta principal do vídeo - Foto: Reprodução/Youtube

Mostrar mulheres reais se exercitando é a proposta principal do vídeo – Foto: Reprodução/Youtube

Segundo a Marie Claire, a ideia é falar diretamente com meninas e mulheres que não se dedicam a nenhum tipo de atividade física, seja ela uma caminhada, ou uma aula de Zumba.

Em entrevista, Tanya Joseph, diretora executiva da campanha, disse que ao contrário da diferença salarial entre gêneros, a prática de exercícios é uma área na qual as mulheres não estão sendo deixadas para trás, mas estão ativamente escolhendo não participar dela.

“Fizemos diversas pesquisas e o motivo era só um: o medo do julgamento”, contou ela.

O vídeo busca incentivar mulheres que não possuem o "corpo perfeito" à pratica de esportes - Foto: Reprodução/Youtube

O vídeo busca incentivar mulheres que não possuem o “corpo perfeito” à pratica de esportes – Foto: Reprodução/Youtube

Por isso, o vídeo não mostra blogueiras fitness famosas, com corpos perfeitos, mas sim, mulheres comuns, que correm nas ruas e vão à academia sem a menor preocupação.

“Você vai ver celulite – sem nenhuma idealização ou visão estilizada”, acrescenta.

Campanha é intitulada de "This Girl Can" (essa garota pode) - Foto: Reprodução/Youtube

Campanha é intitulada de “This Girl Can” (essa garota pode) – Foto: Reprodução/Youtube

Dá uma olhada no vídeo:

 

E aí, se inspirou?

Beijo me segue: @jujumassena no Twitter e Instagram ;-)