Bike Tour pelo Centro Histórico

Foto: Guga Marques/Bike Tour Poa

Os meninos do Bike Tour Poa lançam neste domingo (7) mais um passeio gratuito de bicicleta pelo Centro Histórico. O percurso do Free Bike Tour inicia às 9h30 da manhã na Fonte Talavera, em frente à Prefeitura Municipal. O passeio segue pela Esquina Democrática, Viaduto Otavio Rocha, Monumento Açorianos, Castelinho da Bronze, Igreja das Dores, Casa de Cultura Mario Quintana, Usina do Gasômetro e Parque Moacyr Scliar (a nova orla).

A ideia é que esse passeio pela região central da cidade seja mensal. De acordo com o Max Delazeri, que junto com o Mateus Martins fundou o projeto em março de 2017, os participantes ficam encantados pelas histórias de Porto Alegre que são contadas durante o pedal.

O trajeto dura cerca de 1h45. São esperados cerca de 70 ciclistas. Quem chegar cedo pode curtir uma mesa de frutas preparada especialmente pros participantes. Se você não tiver bike própria, pode usar uma das que são disponibilizadas pelos aplicativos de mobilidade urbana da cidade. Quem vem de outras cidades, pode trazer sua bike de Trensurb ou pelo Catamarã. O tour é gratuito. Ao final, os participantes contribuem se e como quiserem.

Ainda neste mês está previsto um passeio de bike no Uruguai. O Bike Tour Poa ainda promove tours na Serra Gaúcha, na Costa Doce e na Argentina. Mais informações no site biketourpoa.com.br.

Em caso de chuva forte, o passeio é cancelado e será remarcado em outra data.

Ícone das PANC autografa na Feira do Bom Fim

Valdely Kinupp, botânico que é um dos maiores conhecedores e divulgadores da agrobiodiversidade brasileira, estará na Feira Ecológica do Bom Fim (primeira quadra da Av. José Bonifácio) deste sábado (6) autografando seu livro Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) no Brasil, produzido em coautoria do Harri Lorenzi. O livro, lançado há cinco anos, já vendeu mais de 35 mil cópias e é material indispensável para quem quer saber mais sobre o tema.

Kinupp participa de atividade conjunta com a nutricionista e mestre em fitotecnia Irany Arteche, que dará dicas sobre como as PANC podem ser adotadas na rotina de alimentação. A ação ocorre das 9h às 11h30.

Virada Sustentável

Virada Sustentavel na Casamundi

Duas oficinas gratuitas são promovidas pela Casamundi Cultura no sábado (6). Às 11h, no Parque Marinha do Brasil, rola aula de Yoga com a professora Natála Blanchet, para público de todas as idades (em caso de chuva, a aula acontece na própria Casamundi).

À tarde, tem a oficina de culinária vegana Cozinhar Sem Desperdícios, com Ana Paula Neri, que vai ensinar a utilizar e aproveitar os alimentos de forma integral e sustentável, criando uma cozinha mais ética e equilibrada, a partir de dicas e receitas veganas com ingredientes que a natureza oferece. O bate-papo com degustação acontece entre 15h e 17h, na sede da Casamundi (Av. Borges de Medeiros, 2500/1909 – Centro Histórico). Informações pelo cultura@casamundi.com.br ou (51) 3392-4283.

Para outros eventos da Virada Sustentável, confere a programação no site viradasustentavel.org.br/poa.

Cowresma da Seasons

Foto: Seasons/Divulgação

A Páscoa cervejeira da Seasons começa neste sábado (6) com a Cowresma. Em vez de coelhinhos, a promessa é que as vaquinhas símbolo da marca dominem o evento. As cervejas vão custar a partir de R$ 12 o copo de 30 ml. Além dos chopes clássicos, a Seasons também vai oferecer seu novo hidromel, com características semelhantes a um espumante.

Vai rolar também blends de cervejas clássicas da Seasons como Um Porquinho Chamado Wallace, que é a combinação entre a amber ale Wallace e a rauchbock X-Bacon. Para matar a fome, o pessoal do Benedito estará servindo pizzas – inclusive com massa especial, feita com malte utilizado nas cervejas – em versões vegetarianas e com carnes.

Das 11h às 19h, na Rua Provenzano, 333 – Bairro Anchieta. Grátis.

Viajar é tudo de bom

A zona sul de Porto Alegre recebe neste sábado (6) a segunda edição da feira Viajar é Tudo de Bom. O evento acontece no Clube dos Jangadeiros (Rua Ernesto Paiva, 139 – Tristeza), a partir das 14h, e vai ter bate-papo sobre roteiros de viagens para 2019, dicas de experiências gastronômicas, fotografia e vídeo em viagem, organização de malas e feira com expositores. A entrada é gratuita.

Café com Bazar

Cafe com Bazar de Pascoa

Foto: Divulgação

Neste sábado (6) rola o primeiro Café com Bazar do ano, no Pátio 24 Mall (Rua 24 de outubro, 1454 – Independência) das 14h às 20h. O bazar traz mais de 60 expositores com produtos artesanais e marcas autorais, que vão desde decorações a roupas, calçados, ilustrações e acessórios pet. O evento ainda terá cervejas Abadessa, opções gastronômicas, show da banda Califa, espaço kids e oficinas gratuitas. O evento é gratuito e pet friendly. Em caso de chuva, o evento passa para o próximo sábado, dia 13.

Celebrando a diversidade

Livraria Saraiva celebra a diversidade

Foto: Livraria Cultura/Divulgação

Tem maratona cultural #VivaCultura na Livraria Cultura de Porto Alegre (Shopping Bourbon Country) neste sábado e domingo (6 e 7). Vão rolar pocket shows com Acústivos e Valvulados, 50 Tons de Pretas, Madblush e Gustavo Goulart, além do espetáculo O Sertão em Mim, às 20h30 de sábado e às 18h30 de domingo (ingressos a R$ 20). Informações pelo telefone 51 3028-4033 ramal 1732.

Brique na Estação em Novo Hamburgo

Brique em Hamburgo Velho

Foto: Divulgação

No domingo (7) rola o Brique na Estação em Hamburgo Velho (Rua Mauá – Hamburgo Velho), das 10h às 19h. O tema desta edição são os gibis, tendo o cartunista Santiago como atração, além de uma oficina de personagens. O brique terá mais de 30 expositores, sendo 12 deles com opções gastronômicas, e música ao vivo. Em caso de chuva o evento será transferido para o dia 14.

Sara Bodowsky no Instagram

Roteiro da Sara no Facebook