agenda

Bloco Maria do Bairro

Foto: Maria do Bairro/Facebook

O bloco carnavalesco Maria do Bairro sobe no trio elétrico neste sábado (9), na Praça Garibaldi (Cidade Baixa). O enredo deste ano é Sofia Veloso – A Abolicionista, em homenagem à personalidade do século XIX. Nascida em 1856, registros mostram que Sofia foi ativista na libertação dos escravos, integrante do Centro Abolicionista da cidade, criado em 1883, e que possuía casas na rua que leva seu nome e onde nasceu o bloco. Os festejos começam às 15h e vão até as 18h30.

Green drinks

Em Porto Alegre, neste sábado (9), tem Green Drinks na Casa Guandu (Rua Mata Bacelar, 52 – Auxiliadora), a partir das 19h. O happy hour sobre sustentabilidade, empreendedorismo social, meio ambiente e inovação é uma iniciativa do movimento ZISPOA. Rola também o lançamento da coleção Outono 2019 do Estúdio Up, uma marca de moda sustentável idealizada pelas estilistas Camilla Steinhaus e Gabriela Mota – com tecidos biodegradáveis, veganos e upcycling nas criações. Entrada grátis.

Música na praça

Neste sábado (9), a partir das 11h, tem mais uma edição do Música na Praça Júlio Mesquita (entre a Av. João Goulart e a Rua Gen. Salustiano).  O evento vai até as 20h e terá apresentações musicais, expositores com trabalhos e marcas locais, numa super força à economia criativa, além de opções gastronômicas e de cervejas artesanais. Os pets são bem-vindos. Em caso de chuva, o evento não acontece.

Valéria no 512

Valeria Houston

Foto: Divulgação

Neste sábado (9) Valeria Houston sobe ao palco do Espaço Cultural 512 (Rua João Alfredo, 512 – Cidade Baixa). A cantora gaúcha, que tem até documentário próprio, traz um repertório recheado de sucessos. A casa abre a partir das 19h, com dose dupla de brasileirinho e dos chopes APA, IPE Red e Helles até as 21h. O show inicia às 23h. A entrada custa R$ 5 até as 20h e R$ 25 após esse horário.

Festival Gastronômico e Cultural

Festival no Parcao

Foto: Mateus Bruxel/Agência RBS

Neste domingo (10), o Parcão (Moinhos de Vento) recebe mais um Festival Gastronômico e Cultural. Serão mais de 50 expositores com marcas e produtos locais. A feira acontece das 10h às 19h, com cervejas artesanais e comidinhas de food trucks e food bike. Em caso de chuva o evento será transferido. Entrada gratuita.

Feira vegana

Para mostrar que boa comida também pode ser prepara sem carne ou outros produtos de origem animal, várias marcas locais estarão reunidas neste domingo (10) na Hebraica (Rua João Telles, 508 – Bom Fim) em uma feira de alimentos veganos.

A dica é também para quem come carne: você pode se surpreender com versões de hambúrgueres preparado com feijão, cogumelo ou grão de bico. Sem falar nas opções de comidinhas oferecidas na hora. É do meio-dia às 18h.

Feira Girl Power

O La Movida é um evento itinerante de economia criativa que reúne arte, empreendedorismo, moda, gastronomia, música, criatividade e artesanato sustentável. Neste domingo (10) a edição será na Rua Gen. João Telles, no bairro Bom Fim. Além de marcas locais rola muita gente desapegando roupas, livros e discos. O evento homenageia o Dia da Mulher. Das 14h ‘as 22h. Não rola em caso de chuva.

A vaga é livre!

Abertura oficial do parklet do Locals Only

Fonte: Denison Fagundes/Facebook

Acontece neste domingo (10) a abertura oficial do parklet colaborativo do Local’s Only (Rua Sarmento Leite, 1086 – Cidade Baixa), construído em parceria com a Salva Craftbeer e a Translab.urb.

O projeto foi criado em conjunto com vizinhos do bar, clientes e internautas, que deram ideias do que entendiam como bacana para o espaço. Assim, o canteiro ao lado do parklet será transformado em horta, vai rolar trocas de livros, varal solidário (com peças usadas de roupas para doação) e até manutenção de bikes, com material disponível para consertos. O lugar é independente do funcionamento do bar. Clientes e não clientes podem usar a arquibancada construída na frente do Local’s.

Como manter tudo isso? O pessoal do Local’s acredita que o parklet passe a ser meio de criação e trocas. Mesmo que alguma coisa seja levada por alguém com não tão boa intenção, logo em seguida outra iniciativa da comunidade traz algo novo para o espaço coletivo.

Durante a inauguração, a partir das 16h, quem levar uma mudinha de planta para a horta comunitária que será construída ou um livro para a estante de trocas ganha uma cerveja, além de participar de oficinas gratuitas de urbanismo.

Cine Escadaria

Cine Escadaria

Foto: André Feltes/Especial

Neste domingo (10), às 19h30, tem Cine Escadaria, para quem curte cinema e o Centro Histórico: os quatro cantos das escadarias da Borges de Medeiros vão ganhar telões para a projeção de curtas franceses. Em 2018 o projeto, que é uma parceria com a Agência Nacional de Cinema da França, levou 2.500 pessoas até Viaduto Otávio Rocha. A expectativa dos organizadores é que esse número dobre.

Todos os anos, em janeiro, o site myfrenchfilmfestival.com oferece durante um mês o acesso liberado a todos os filmes concorrentes do festival, com legendas em português.

Sara Bodowsky no Instagram

Roteiro da Sara no Facebook