O Roteiro da Sara fala principalmente de gastronomia e viagens, mas a ideia sempre foi ir além dessas delícias!

São as coisas que mais gosto na vida. Mas, cada vez mais quero trazer outras experiências – que chamo de meus roteirinhos. Momentos e hábitos que deixam os dias mais leves. Espaços e rotinas que curto. Por exemplo, minha casa: há pouco tempo comprei meu apartamento. Primeiro imóvel. Pequeninho, mas meu cantinho. E agora? Aos poucos vou dando minha cara para ele. Fazendo meu ninho, sabe, bem coisa de taurina. Curto energias, Feng Shui, adoro meu signo. E converso com muita gente bacana sobre isso. Gosto de aprender sobre tudo que me interessa.

Uma das pessoas com quem troco ideias é a Marilda Romero. Ela é especialista em Feng Shui e planejamento ambiental. Além de dar dicas para organizar as caixas que devem estar pela minha casa durante um tempo (sim, é possível se organizar mesmo na bagunça, mas isso é assunto pra outro dia), converso com ela há algum tempo sobre o tal do Mercúrio Retrógrado. Quem tá ligado nesse assunto, mesmo que superficialmente, já ouviu falar desse temido trânsito. Mas, será que é mesmo tudo que falam?

Confere a seguir um pouco mais sobre o assunto além de dicas pra garantir muita energia nesse período (e nos próximos meses, também)!

O Ano Novo energético começou em 20 de março, data do equinócio de outono no hemisfério sul, e Mercúrio já está retrógrado. Mas, afinal, o significa esse movimento e por que tanto medo da influência desse planeta?Marilda vem me explicando como fazer desse trânsito astrológico um aliado. E ainda me deu algumas dicas para assegurar as melhores energias nos próximos doze meses.

O tal do MERCÚRIO RETRÓGRADO

O começo deste ano energético trouxe um evento astrológico importante que pode representar um desafio para os mais distraídos: a entrada de Mercúrio em movimento retrógrado que aconteceu no dia 22 de março e vai até 15 de abril. Planeta responsável principalmente pela harmonia nas comunicações pessoais e de massa, pelo bom funcionamento de aparelhos eletrônicos e pelo sucesso em acordos e contratos, quando entra em movimento retrógrado significa que se afasta da Terra em direção ao Sol. No Feng Shui, é um presságio auspicioso – o astro vai nutrir-se da energia solar para, em seguida, trazê-la para perto do nosso planeta.

São períodos que exigem atenção extra aos detalhes. E aí está a dica para evitar contratempos nesse período: pense mais antes de falar. Observe. Aprenda com Mercúrio. Se você cuida de seu equilíbrio, já aprendeu como reage em situações difíceis e sabe o que fazer para harmonizar sua energia, pode transformar desvantagens aparentes em ganhos estratégicos.

Durante as três semanas de duração de Mercúrio Retrógrado é recomendável evitar, sempre que possível:

• Cirurgias (caso sejam eletivas).
• Assinatura de contratos.
• Reuniões decisivas.
• Lançamento de produtos, eventos e serviços.

Marilda Romero destaca outro cuidado muito importante: atenção redobrada ao armazenamento de dados. Mantenha mais de um arquivo de backup de seus documentos e sistemas.

Se programe para os períodos de Mercúrio Retrógrado em 2018:
– 22/03 a 15/04
– 26/07 a 20/08
– 16/11 a 07/12

E já que o novo ano energético começou – a data coincide também com o primeiro dia do primeiro signo do zodíaco, Áries – algumas dicas para garantir as boas energias nos próximos doze meses:

No relacionamento:

Foto: Rodion Kutsaev/Unsplash

Coloque flores frescas e naturais em jarros com água na sala de jantar ou estar para aumentar a boa vibração naquele que é o coração da casa. Flores secas, de plástico e pedaços de madeira decorativos deixam a energia estagnada.

Também na sala de estar/jantar, deixe em exposição pequenos objetos de valor afetivo – presentes, lembranças de viagens e amuletos pessoais. A intenção é despertar bons sentimentos.

Com a chegada do outono, crie detalhes acolhedores na sua casa para estimular relações de carinho e hospitalidade. Posicione sofás e cadeiras de forma a facilitar conversas, use abajures para suavizar a luz à noite e escolha tecidos mais encorpados para capas de almofadas e mantas de sofá.

Aromas de sândalo ou rosas pela manhã, no quarto, também trazem boas energias.

Foto: Ali Inay /Unsplash

Celebre a vida com comida! Lanches, almoços, jantares e brunchs em dupla ou grupo ajudam a sintonizar boas emoções. Se morar sozinho, planeje comemorar alguma coisa que aconteceu no seu dia com uma refeição que provoque seus sentidos, com louças bonitas e flores, além dos seus sabores preferidos Escolha alimentos próprios da estação cultivados sob a terra, como raízes e tubérculos.

Na carreira:

Mantenha a mesa de trabalho organizada e livre de decorações excessivas, papéis soltos e muitos aparelhos eletrônicos. A boa energia não circula na bagunça.

Localize essa mesa com uma parede às costas da cadeira e longe da porta de entrada do ambiente.

Mantenha o celular repousado sempre à sua direita no trabalho, para estimular conversas produtivas e boas conexões.

Evite janelas atrás da sua cadeira (podem provocar dores no corpo e sensação de insegurança no trabalho).

Foto: Isabela Kronemberger/Unsplash

Tenha um vaso ou mais vasos (em número ímpar) com plantas saudáveis na sua mesa ou sala de trabalho para estimular a circulação de boas energias.

Nas finanças:

Mantenha um bom espaço livre entre o mobiliário e a decoração para circulação de ar e pessoas em sua casa. Ambientes apertados e com móveis pesados impedem que a prosperidade flua.

Sabe aquela sensação gostosa da brisa passando suavemente pelos cômodos? Garanta o movimento do ar natural pelas portas e janelas, mas evite correntes muito fortes. Ventilar o ambiente ajuda a atrair boas energias.

Plantas com folhas largas e suaves, de crescimento abundante ou com formas arredondadas como moedas ajudam no sucesso financeiro dos moradores da casa.

Se houver espaço, tenha um par de laranjeiras em vasos para ativar riquezas e atrair energias auspiciosas.

Use uma carteira vermelha para seu dinheiro e cartões.

Marilda Romero estuda e aplica Feng Shui em ambientes residenciais e corporativos desde 1996. Em 1998 criou o grupo “Amigos de Mercúrio”, que realiza práticas no dia-a-dia para desbloquear ou atravessar os períodos desafiadores com a energia em alta. Mantém o site lugarum.com.br com mais informações sobre o tema.