O Espaço Tibet, restaurante típico a seis quilômetros do Templo Budista, em Três Coroas, tem como atração principal a deliciosa comida preparada pelo chef Ogen Shak. Refugiado tibetano que chegou Brasil no ano de 2006 e ao Rio Grande do Sul em 2010, encontrou a gaúcha Drika, se casaram e inauguraram esse lugar que é um pedacinho do Tibete no Rio Grande do Sul. Há mais de três anos, quando o Roteiro da Sara estava começando, esse foi um dos primeiros lugares que visitei e contei aqui, nesse post. E depois, voltei lá outra vez, e falei mais um pouco aqui.

Assim como o blog, que agora é todo um projeto multimídica, o Espaço Tibet também mudou. Se desenvolveu em detalhes e sabores peculiares. E a Drika e o Ogen, hoje, são amigos queridos.

Uma energia tão, tão linda, pessoal…

O amor pelo Tibete e a saudade de Ogen do seu país natal, para onde não pode voltar – pelo menos por enquanto, fez com que ele recriasse suas memórias por todos os lados. Construções cores, detalhes: tudo é feito por ele.

A decoração do salão e as pinturas e plantas do jardim também são produto do talento do artista. O espaço externo é para ser aproveitado. Não tenha pressa em ir embora.

Ogen começou na culinária ainda criança. Na cultura tibetana, é comum os pequenos cozinharem para os mais velhos, como sinal de respeito. Os principais pratos do restaurante foram inspirados pela comida preparada que o pai fazia em casa. Tudo é família: com o tio, Ogen aprendeu a pintura.

Dessa vez, fui com minha comadre, a Fábia Ludwig (mãe do Enzo, um dos meus afilhados mais fofos do mundo, sim, eu sou dinda coruja). Pedimos, pra começar, momos (essas trouxinhas de massa recheadas com carne ou vegetais).

O Espaço Tibet tem opções de drinques alcoólicos deliciosos. Mas, estava dirigindo, então pedi um coquetel de frutas. Poderia ter tomado vários, de tão saboroso que é!

Para uma imersão nos criativos sabores do chef Ogen, pedi uma sugestã e fui de Pocha Tse (costela de porco ao molho de maracujá e hibisco).

O molho é bem adocicado, em um contraste interessante com a carne de porco, que é preparada na hora. Acompanha batata-doce em lascas crocantes e arroz.

A Fábia foi de Chow Mein, massa com iscas de filé e vegetais. Como ela só come a massa e a carne (como pode?!), eu tirei um pedágiozão do prato dela. Tava inesquecível! Que coisa bem boa!

Sou encantada, também, por essas “garrafas” onde servem água saborizada. São várias opções e misturas, todas no cardápio. Nessa vinha gengibre, anis estrelado e folhas de laranjeira.

Quer ousar? Peça de sobremesa uma porção de sorvete com cogumelos salteados e salgados. Antes de fazer cara feia, pensa que eu também achei estranho. Mas, como a sugestão foi do chef Ogen, resolvi aceitar. E simplesmente limpei o prato comendo com prazer! Sabe um contraste inusitado, que te arrebata?

Vocês já imaginaram, a Fábia não se deixou arrebatar muito, claro, e foi no sorvete com calda de gengibre mesmo!

O cardápio do Espaço Tibet (valores de fevereiro/2018):

O lugar oferece opções sem glúten e sem lactose!

Espaço Tibet

Rua Alagoas, 361, bairro Águas Brancas – Três Coroas /RS

Quartas a sextas, das 11h45 às 15h. Sábados, domingos e feriados, das 11h45 às 16h. Também das 20h às 23h nos sábados.

Fone: (51) 3546-5763

Outras dicas:

Veganos e veggies têm menu especial no Le Grand Burger

O Butiá: fíndi do sossego em Itapuã

Praia: nove delícias para conhecer em Torres