Quando recebi o convite para provar o novo menu com sanduíches vegetarianos e veganos do Le Grand Burger, tinha como certo que seria um tipo de hambúrguer para cada. Porque é assim na maioria dos lugares. Eu como de tudo, mas tenho cada vez mais amigos que não ingerem carne ou qualquer produto de origem animal e eles precisam sempre ficar com a mesma opção – quando há opção, não é!

Cheguei a cogitar a deixar meu amigo vegano Gonzalo Carpio provar a novidade (convidei ele para ir comigo, queria saber realmente qual era a da hamburgueria), enquanto me refestelaria com o delicioso cordeiro do meu sanduíche preferido da casa.

Já estive, ano passado, na outra unidade da Le Grand, e escrevi sobre os hambúrgueres de lá nesse post. Todos que provei eram com carne.

Mas, não é que uma das mais tradicionais hamburguerias de Porto Alegre (aberta em 2012 e um dos paraísos carnívoros da cidade) realmente inovou? E de maneira inteligente, já que os hábitos alimentares dos gaúchos estão mudando. Hoje, em uma mesma família encontramos pessoas que tiraram a carne ou os produtos animais das suas refeições convivendo com aquelas que não dispensam uma costela assada no final de semana. Em vez de segregar, o Le Grand resolveu se adaptar. Fiquei surpresa e feliz.

A comida segue, ali, sendo encontro.

O hambúrguer do Gonzalo foi a versão vegana do Tour Eiffel, com pão sem glúten. Ele adorou. Provei e achei bem gostoso também. Ele acompanhou com batata-doce rústicas. 

Além dos tradicionais hambúrgueres bem servidos de carne, a oferta agora é de um menu vegetariano e outro vegano, cada um com cinco versões de sanduíches tradicionais do Le Grand. O “bife” é de falafel com peperonata e cogumelos. Esse búrguer eu quero aprender a fazer em casa.

Eu já fiz um mix veggie fit – mantive o queijo e troquei o pão por folhas de alface americana! Olha, não critique antes de provar. A substituição é supreendente, com as folhas contendo o recheio de maneira saborosa!

Olha isso! O Alexandre Lise, do Le Grand, me disse que pesquisou muito até chegar nesse formato. Uma dica é pedir com um pouco menos de molho (naqueles que têm), já que sem o pão para absorver, pode ficar mais complicado para quem não tem muito jeito com hambúrguer – ou come tipo uma ogrinha, como eu.

Uma delícia – abri mão da carne com muito gosto aquela noite! Em vez de batatas, fui de saladinha coleslaw (repolho roxo, cenoura e pimentões misturados maionese) que é uma opção para acompanhar os hambúrgueres. E eu amo e comeria vários potinhos desse obrigada. Tem salada de folhas, também.

Para beber, escolhi um chá mate com limão, uma mistura maravilhosa. Pedi o meu sem o xarope doce da receita (apesar de ir bem pouquinho) e, mesmo com a mudança, seguiu gostoso e refrescante.

Satisfeita e bem alimentada, resolvi fechar a refeição com o tradicional crème brulée do lugar. Um dos melhores da cidade, e é papo para outro postt: toda a carta de sobremesas está cada vez mais correta dentro da pâtisserie francesa tradicional!

Confira o menu vegano, vegetariano e fit do Le Grand Burger (valores de fevereiro/2018):

Le Grand Burger

La Classique: Rua Marques do Pombal, 191, Moinhos de Vento – Poa. Fone: (51) 3395-1520. De segunda a sexta, das 11h30 às 14h30, e das 18h às 23h30. Sábados, das 11h30 às 23h30.

La Bleue: Alameda Coelho Neto, 33, Boa Vista – Poa. Fone: (51) 3237.4469. De segunda a sexta, das 11h30 às 14h30, e das 18h às 23h30. Sábados, das 11h30 às 23h30. Abre aos domingos, das 19h às 23h30.

Leia também:

O Butiá: fíndi do sossego em Itapuã

Praia: nove delícias para conhecer em Torres

Yami: o cafezinho levado a sério

Ovito: comidinha de café da manhã o dia todo