Conheci o Yami Café quando procurava um lugar que servisse cafés especiais e onde eu pudesse escrever sem as distrações de uma redação ou mesmo de casa.

O lugar despretensioso, com mesas altas e vista para a rua, ganhou meu coração e garantiu uma necessária tarde produtiva. Não teve jeito – a experiência me apaixonou.

Sem falar que a parte interna é um xodó.

Fui pelo menos duas vezes até conseguir terminar esse post. E iria outra, a outra, e outra vez.

Como cada vez mais apaixonada por café, minha preferência é sempre pelo passado: ou pelo método japonês Kalita (parece um porta filtro comum, mas o filtro de papel lembra uma forma de docinho), que deixa o líquido com corpo sutil, ou pelo Aero Press, onde o café é coado com pressão, o que o torna mais encorpado.

Se você for um curioso, como eu, não tenha vergonha de tirar suas dúvidas. Pergunte sobre os produtos. Os funcionários do Yami adoram conversar sobre café e explicar as características dos grão, que podem ser da casa, brasileiros e selecionados direto com o produtor, ou visitante – aí, a supresa, porque podem vir de qualquer lugar do planeta. Na última vez lá, provei um café etíope incrível (da foto aqui embaixo). Parece que, nos últimos dias, a importação está meio complicada pra todo mundo, então estão sem os cafés gringos. Mas tudo bem, os brasileiros são ótimos!

Logo que cheguei lá, a primeira vez, achei que serviam só comidinhas sem glúten e sem lactose, pelo destaque desses produtos no balcão!

Tava enganada – eles também oferecem sanduíches, omeletes e saladas. E, durante a semana, tem almoço.

Olha o que é essa a la minuta de frango. Tava uma delícia. E a batata rústica, te contar: é raro eu curtir tanto uma batatinha no almoço (exceto se ela fizer parte de uma super salada de maionese OK FOCO SARA), mas essa fechou todas!

E é claro que tinha um feijãozinho.

É uma obra de arte, vai dizer, a hora em que o feijão encontra o arrozinho no nosso prato

Mas, trabalhamos com saladinhas e limonadas no equilíbrio da refeição, senhores! Não se enganem!

By the way, descobri que não sou a única que curte limonada sem açúcar. Vocês também são desses? Adoro água com suco de limão, então faz alguma sentido. Certo?

E como fiquei lá trabalhando, trabalhando… uma hora bateu a fome de novo. Muffin salgado sem glúten, ó S2!

E, orgulhosamente, devo dizer que me controlei [até hoje pelo menos] nessa área aqui. Porém, esse Aero Press tá me namorando, tá me tentando, eu não tenho culpa, sou franquinha pra esse tipo de sedução!

Confira o cardápio completo do Yami:

Yami Café

Rua Francisco Ferrer, 478, Rio Branco – Porto Alegre.

Segunda a sexta, das 10h às 19h30. Sábado, das 12h30 às 19h.

Fone: (51) 3024-1250.

Você pode curtir também:

Ovito: comidinha de café da manhã o dia todo

3 sites para viajar pela América do Sul

UM: Cozinha como na casa do chef