Foto: Nattan Carvalho/O Grão

Esqueça a ideia que pratos sem glúten, açúcares refinados e lactose não têm graça.

O Grão Real Food veio provar que, pratos sem esses dois componentes, e ainda com carnes de procedência controlada e ingredientes frescos e orgânicos, produzem uma mistura deliciosa.

E mais: com gostinho de comida feira em casa.

Ah, e é sem glúten mesmo, sem contaminação cruzada. Indicado para celíacos, que sempre sofrem tanto para encontrar um lugar onde possam consumir de tudo.

Hambúrguer com pão sem glúten, relish de rabanete e chips de batata-doce.

A chef Ana Carolina Carloto, hoje com 26 anos, deixou o glúten e a lactose antes dos vinte. Como adora comer, resolveu criar café que também serve almoço o dia todo e funciona como padaria, junto do salão de beleza comandado pelo marido.

O local é eco-friendly, com tratamento ecológico de toda a água usada no local e horta de temperos orgânicos no fundo do espaço. Todos os pratos são produzidos no próprio café – desde as bebidas vegetais, os pães e as geleias.

Logo de chegada, você recebe um copo com água saborizada, bem geladinha. O que faz a experiência já começar super bem. Essas pequenas gentilezas, né, gente? Pra mim, são um diferencial de qualquer lugar.

Os salgados, pra mim, são o principal destaque do lugar. Prove o pão de queijo, sem queijo (não usam leite, lembra). É gostoso, sim, fica entre um pão de queijo mesmo e uma rosquinha de polvilho, mais molhadinha. E vem com esses molhinhos, que eu já sugiro que você peça pra acompanhar todos os pratos salgados que levam chips de batata-doce.

A Carol é especialista em dar sabor a tudo, impressionante!

Agora, minha dica, mesmo, é o Crema (foto): um salpicão da mamma preparado com frango orgânico, legumes crocantes e maionese de painço cremosa – finalizada com batata doce palha.

O hambúrguer com pão artesanal sem glúten, com mix de castanhas, também é uma super pedida.

Mas, você acha que é só de comidinhas salgadas que se vive por lá?

Nã, nã, ni, nã, não! A Carol também recriou sobremesas clássicas sem usar leite. Sim, porque sem lactose é sem leite lá no grão. A ideia é substituir o leite por opções vegetais, todas preparadas lá.

Por exemplo, esse crème brulée. A apresentação já é linda, né.

A textura fica perfeita. E é bem doce, para quem realmente gosta do sabor. Eu, vocês já sabem, não sou a mais fã de doces, gosto mais do sabor do leite com doce, então não tenho como dar uma avaliação completa. Porém, quem estava comigo era uma formiguinha e… raspou o coraçãozinho.

Esse pudim é um milagre.

Também feito com leite vegetal, é bem suave (parece mais um flan que o pudim, mesmo) e não tão doce.

Pra quem come com os olhos, é igual, vai dizer?

Ah, e os cafés são selecionados e moídos lá, mesmo.

Carta de cafés orgânicos e menu de vinhos e espumantes complementam a experiência. Confira (valores de dezembro/2017):

O lugar não é uma lindezinha? As mesas na rua completam o charme. Ah, e como abre cedinho, tem opções de café da manhã, também! Olha ali no cardápio!

O Grão Real Food

Endereço: Rua Alameda Alípio Cesar, 114, Boa Vista – Porto Alegre.

Telefone: (51) 3907-8505.

Funcionamento: Segundas, das 9h às 18h. De terça a sábado, das 9h às 20h.

Leia também:

Distrito Porto Cervejeiro: aproveite o dia!

Empório Mediterrâneo: bruschetta e vinho o dia todo