thumbnail_01

Hoje é dia de mais um bate-papo divertido com a Aldrey Zago Menezes, da AZM Consultoria em Câmbio. A conversa foi na última semana, mas tudo está valendo ainda pra situação do dólar. Confere!

(Ps: detalhe pro início do vídeo, quando a gente ainda não sabia que estava no ar. Deixamos, né, porque é muito mais divertido quando é de verdade!)

As perguntas foram enviadas pelos leitores. O conteúdo completo está no vídeo.

1. Devo cancelar minha viagem depois dessa alta?

Aldrey: Não deve não! O mercado disparou [em alta] semana passada, mas depois caiu um pouco.  Não vale a pena cancelar. Tem toda uma dor de cabeça para cancelar passagens aéreas – além de perder toda a expectativa e boas vibrações da viagem. Se você analisar, hoje mil dólares americanos saem duzentos reais mais caros que há duas semanas. Se o valor  interferir em seu planejamento, a sugestão é levar cem dólares a menos e reorganizar os passeios que realizará durante a viagem.

2. Qual a melhor estratégia para compra de moeda estrangeira nesse momento?

Aldrey: Para quem está embarcando nos próximos dias, a dica é comprar logo e não deixar para a última hora. Para quem tem um tempo maior, converse com seu assessor de câmbio e realize a compra aos poucos, a cada oscilação favorável. Dessa forma, você forma um preço médio.

 3. O cambio vai seguir em alta?

Aldrey: Se olharmos o cenário político-econômico brasileiro de hoje, diríamos que sim, porém muitos outro fatores contribuem para a oscilação, como preço do petróleo e a elevação da taxa de juros americana. Além disso, o Banco Central costuma intervir quando a moeda sobe demais.

 4. Posso sair do país com mais de R$10.000,00?

Aldrey: Caso, você esteja chegando ou saindo do Brasil com o valor superior a dez mil reais, é óbrigatório fazer uma declaração pela internet, conforme orientação da Receita Federal. O documento é esse aqui: DBV – Declaração Eletrônica de Bens do Viajante.

5. Qual a diferença entre comprar dólares aqui, gastar no cartão de crédito ou no cartão pré-pago?

Aldrey: Sobre a moeda em espécie incide 1.10% de IOF. Já no cartão de crédito, o valor é de 6,38% – e não esqueça que a taxa de câmbio será a do dia do fechamento da sua fatura. Não é recomendada a utilização com o cenário tenso que estamos vivendo.  Já no cartão pré-pago também incide 6,38%, porém a cotação é a do dia que colocou (carregou) os valores em dólar no cartão.  Além de ser ideal como emergência – pode ser recarregado no Brasil, por transferência eletrônica. O valor entra em até 24 horas.

 

Nota da Sara: Como alguns de vocês sabem, nas últimas férias, agora em maio, estive no Canadá e nos EUA. Segui as dicas da Aldrey – com quem já trabalho há muito tempo, antes mesmo do Roteiro da Sara. E queria dividir com vocês algumas experiências:

Apesar de não ser indicado usar o cartão de crédito, tenha com você pelo menos um, com um bom limite (indicaria no mínimo mil dólares). Mesmo que você saia do Brasil com hotéis pagos por site ou agência, eles vão pedir um cartão de crédito para que uma caução seja pré-aprovada. E precisa ser crédito, não débito. Isso vale também se você for alugar um carro – mesmo que na entrega, pague em dinheiro.

– Confira mais de uma vez (depois da minha experiência, umas três, pelo menos) se o seu banco no Brasil realmente autorizou saques no exterior. A liberação do cartão de crédito é mais fácil. Mas quase todos bancos autorizam (mediante taxa de saque e um câmbio um pouco mais salgado) saque no exterior. No meu caso, por uma falha do banco, essa autorização foi confirmada, porém não aconteceu. E na confusão, acabei trancando minha senha lá fora. Resultado: não conseguia mais acessar minha conta bancária nem quando voltei ao Brasil. Só foi resolvido com minha presença na agência. Portanto, cuidado!(A solução, no caso, foi minha gerente transferindo valor da minha conta para a Aldrey, que carregou meu pré-pago. Viaje SEMPRE com um pré-pago, nem que seja com um valor mínimo. Ele é uma garantia!).

Leia também:

Viagem: dez perguntas e respostas sobre moedas e câmbio

Dinheiro, cartão pré-pago, objetos de valor: dicas uma viagem tranquila

A AZM – Assessoria em Câmbio fica na rua Fernandes Vieira, 89 – sala 3 – Bom Fim – Porto Alegre. A equipe envia diariamente de maneira gratuita o câmbio das principais moedas estrangeiras. Solicite pelos telefones (51) 98115-7906 ou (51) 99887-0503. Confira a página no http://www.azmcambio.com.br

Esse é uma postagem em formato de parceria comercial com a AZM – Assessoria em Câmbio. O conteúdo foi produzido e redigido pelo Roteiro da Sara (Sara Bodowsky) com perguntas da editora e de leitres. A marca e o local que aparecem aqui estão em conformidade com as condições editoriais e a qualidade para publicação no blog e no site da Rádio Gaúcha.