bah grandes jantares - 7

Há anos não voltava ao Bah (do Grupo Press), no BarraShopping. Não tinha bem motivo – acho que são tantos lugares que preciso visitar, tantos convites, e a tentativa de não exagerar demais no meu tamanho…

Mas achei muito interessante a proposta dos Grandes Jantares. É montada uma sequência de entrada, prato principal e sobremesa. Cada momento do menu tem duas ou mais opções. Cada prato tem  uma sugestão de harmonização – com taça ou garrafa. O tema muda a cada mês. Até o final de abril é Carnes Nobres do Pampa e Vinhos Latinos.

Minha cara, eu sei, esse tema teve força para me levar pra lá.

Escolhemos, eu e a Cátia Almeida, minha cobaia nessa noite, um prato de cada – com exceção do principal, um prime rib delicioso, que seria muita coisa pra uma só pessoa. Os valores também são montados por cada prato que você escolher (no final está o cardápio desse mês com o valor de cada prato).

De entrada, bolinhas crocantes de milho verde e palmito pupunha assado, grellhado e temperado com azeite e flor de sal.

Essas são as bolinhas. Bem feitas, com um olho pesto muito gostoso. Mas são fritas, então preferi o pupunha.

bah grandes jantares - 4

Ah, o Albariño da uruguaia Bouza é um espetáculo. Eu parearia ele com o pupunha, também, de tanto que gosto!

bah grandes jantares - 1

É a segunda vez na mesma semana que como palmito pupunha assim. O garçom explicou que vem da Amazônia, de áreas de replantio – onde é tirado, é plantado outro (alguns estudos mostram o pupunha como alternativa para o juçara, por exemplo, que morre após a extração do palmito). Mas o sabor é incrível. E sacia – pense bem, se escolher essa entrada, sobre o que vai pedir em seguida.

bah grandes jantares - 5

A harmonização é com o Caliterra chileno. Você vai notar menos corpo, mais leveza – ideal para uma entrada como o palmito.

bah grandes jantares - 2

Eu e a Cátia íamos pedir dois pratos principais. Mas, o garçom, super solícito (e cujo nome eu esqueci, que feio! Só lembro do da Sara, uma argentina que vive há dez anos no Brasil e que me deu o prazer de deixar falar espanhol toda noite), avisou – “Meninas, o prime rib é mais de 500 gramas só de carne!”.

E ele não mentiu: eis o prime rib de Hereford grelhado.

Interessante que não pedimos o ponto, mas ele veio vermelho e suculento. Eu sempre peço mal-passado, mas achei que ficou divino. Uma dica, gente: não peçam bem-passado. Essa carne é divina! Não tem porque cozinhar carne boa!

bah grandes jantares - 8

Pra acompanhar, moranga cabotiá assada (que tava um espetáculo, casando perfeito com a carne) e farofa colorida com azeite de oliva.

Pedimos também o acompanhamento de outro prato, que é maionese de batata doce (bem gostosa, mas a maionese é por cima, não misturadinha).

bah grandes jantares - 6

Pra mim, o grande vinho dessa harmonização é Syrah Las Moras, argentino. Ele é a sugestão pro prime rib. Vai de olhos fechados – até pra degustar bem!

bah grandes jantares - 9

Pedi também esse Malbec Amalaya. Não fechou tão bem quanto o outro (ele era sugerido pro bifeancho, outro prato que é sugestão de principal. Mas o Las Moras

bah grandes jantares - 10

Agora, vou falar pra vocês desses doces. O churros com mumu é até melhor do que comi em Mendoza, que é a terra do churros (saudades, Churrico). Um espetáculo.

bah grandes jantares - 18

Baita.

bah grandes jantares - 20

Sugestão de hamornização é com esse vinho de sobremesa da Luigi Bosca. Um Gewürztraminer.

bah grandes jantares - 15

A Cátia foi desse mil folhas de schimia de abóbora e nata batida. Talvez dos doces mais delicados e pro meu paladar que já provei. Olha, inexplicável. A massa crocante. A nata com schimia dando uma sensação de casa da infância. Parabéns, Bah!

bah grandes jantares - 19

Esse Late Harvest da Terra Noble, de Riesling, foi uma parceria perfeita.

bah grandes jantares - 17

Confere os preços dos pratos e vinhos dos Grandes Jantares no mês de abril.

* Os próximos temas também estão no cardápio

Dá uma olhada no espaço do Bah:

bah grandes jantares - 21 bah grandes jantares - 23

RESTAURANTE BAH

Endereço: Barra Shopping Sul – Av. Diário de Notícias, 300 – Cristal, Porto Alegre – RS

Telefone: (51) 3247-3000

Funcionamento: jantares todos os dias, das 19h30 à meia-noite. Sexta e sábado até a meia-noite e meia, e domingos até as 23h. Também funciona no almoço do meio dia às 15h, no domingo até as 16h30.

CURTE A REGIÃO? ENTÃO TEM MAIS DICAS NA ZONA SUL!

Zola: pra almoçar na Zona Sul como no interior

Vineria Brasil: o novo bar de vinhos da Zona Sul

Mão Santa: comida de verdade e chopp artesanal na Zona Sul