Cada vez mais restaurantes étnicos abrem suas portas em Porto Alegre e em outras cidades do Rio Grande do Sul. Isso é super bom, especialmente em um ano complicado pra economia como foi 2016.

Até pelas dificuldades, foi preciso criatividade para crescer – ou se estabelecer – em meio à crise.  Veja bem, não sou do grupo purista – muitas receitas precisam ser adaptadas ao gosto do brasileiro, ou mesmo do gaúcho, para garantirem que o restaurante se mantenha com público.

Os dessa lista fizeram sucesso aqui no blog em 2016 justamente porque, sem perder a qualidade, oferecem pratos super típicos e opções para quem quer, aos poucos, conhecer sabores diferentes.

Então, salva esse post e faz uma viagem pelo mundo da gastronomia!

Casa Oriental: comida taiwanesa no Bom Fim

Casa Oriental - 37

Um lugar super conhecido dos moradores do bairro Bom Fim, aqui em Porto Alegre, a Casa Oriental já existe há uma década. A comida é preparada de acordo com a cultura dos donos, que vieram de Taiwan. No cardápio não tem carne – o que não muda a delícia dos pratos e preparos a base de vegetais, ovos e queijo. Também tem opções veganas. Prove o gyoza, a berinjela empanada e o quiabo.

Clique aqui e confira o post completo e o endereço do Casa Oriental

KAICHILI: MEXICANO RÁPIDO E SABOROSO NO MOINHOS

Kaichili mexicano - 33

Sou fã de comida mexicana. E nem é pela pimenta – que aqui no Brasil só tem se você pedir, e eu peço sempre, na medida. É pela saborosa leveza mesmo. Desde a massa dos burritos, tacos e tortillas até os recheios – guacamole, tomate, sour cream e carne desfiada. O Kaichili, que abriu esse ano e já garantiu espaço no meu coração, é um desses lugares que você vai e ama. Sem falar que fica aberto o dia todo – um alívio pra quem nem sempre consegue horário para comer. Minha sugestão? Burrito com pelo menos carne desfiada, feijão e creme azedo (o resto, você adiciona a gosto). E o nachos com pico de galo e guacamole.

Clique aqui e confira o post completo e o endereço do Kaichili

Chola Guapa: comfort food peruana no Bom Fim

chola guapa - 44

Um peruano de raiz, com aquela comida que quem já foi ao Peru morre de saudade de encontrar por aqui. Ceviche, causa, lomo… em pratos bem servidos e com um sabor que lembra muito a comida popular daquele país.

Clique aqui e confira o post completo e o endereço do Chola Guapa

Poke House: comida delícia pra não ficar com fome no verão

Poke House - 23

Até a comida havaiana teve espaço em Porto Alegre nesse 2016. Os pokes chegaram com tudo. Com pratos que podem ser montados ao gosto do cliente, são uma combinação de comida japonesa, mexicana e peruana (explicando de maneira simplificada). O Poke House fica na região da Rua Padre Chagas, no Moinhos de Vento, é outro que fica aberto durante toda a tarde. Ótimo para quem almoça mais tarde – e também evita as filas no horário do almoço.

Clique aqui e confira o post completo e o endereço do Poke House

Tokyo: um mar de sushis com criatividade e muito sabor

Tokyo Sushi - 51

Já tinha ido algumas vezes ao Tokyo Sushi Lounge, que fica no Shopping Praia de Belas, antes da parceria do blog com o lugar para um Roteiro das Gurias. Fez tanto sucesso que a gente (leia-se as gurias do Roteiro) tem voltado lá para os combinados, as deliciosas loucuras do chef Tom (que pergunta as preferências do cliente pra criar combinados especiais) e pro Shimeji na chapa com abacaxi.

Clique aqui e confira o post completo e o endereço do Tokyo Sushi Lounge