* Essa dica foi ao ar no programa Serra de Negócios, da Rádio Gaúcha Serra.

Quem me acompanha pelas redes socias sabe que na última semana estive em Mendoza, a capital vinícola da Argentina. Na verdade, nesse momento escrevo esse post de um café notable em Buenos Aires, o La Poesía, sobre o qual vou falar ainda em outros posts. Em Mendoza participei como jurada de um concurso de vinhos chamado La Mujer Elige – com um júri composto só de mulheres, entre enólogas, jornalistas e sommelières. Fica ligado aqui no blog que essa visita rendeu muito material que aos poucos vou publicar!

Mas quero contar pra vocês sobre essa experiência de provar o Apartado Gran Malbec 2013. Como fica 18 meses em barrica, ainda está chegando aos poucos ao mercado.

Rutini la rural mendoza - 17

Claro que muito da experiência tem a ver com estar nos jardins da vinícola La Rural, que produz, entre outras marcas, o Rutini. Um dos rótulos argentinos preferidos dos brasileiros.

Rutini la rural mendoza - 14

A Paula Witkowski, enóloga da La Rural, nos recebeu com muito carinho e mostrando o que as duas bodegas fazem de melhor. Algumas garrafas nem rotuladas estavam ainda!

Rutini la rural mendoza - 15

Duas bodegas porque hoje a Rutini está com seus vinhedos especialmente no Valle de Uco, com sua linha que leva esse nome, e a La Rural em Maipúcom, entre outros rótulos, San Felipe, Trumpeter e Cruz Alta.

Participei do concurso por indicação e convite da ABE (Associação Brasileira de Enologia) e tive a companhia de duas enólogas amadas e muito competentes (e que me ensinarm pra caramba): a Ângela Rossi Marcon e a Caroline Vizzotto Chieli. Olha a gente, todas pimponas (não, PIPONAS, assim escrito, ficamos depois do almoço, mas isso conto em outro post. Pipona, em espanhol, é como a gente se sente depois de comer demais. Sabe aquela sensação?).

Rutini la rural mendoza - 26

Mas deixa eu contar sobre o Apartado Gran Malbec. É claro que um vinho como esse, no seu início, ainda tem um longo caminho pela frente – a sugestão é que se beba entre 2020 e 2035, imagine, quando estará no seu melhor! Mas já está redondo (mesmo que ainda jovem para sua proposta). Encorpado, é um dos melhores Malbec que já tomei. Cada um encontra aromas e sabores de acordo com sua memória afetiva, né pessoal, mas posso dizer que aquelas frutinhas vermelhas intensas, já indo pra bem maduras, uns taninos fortes, marcados. Ele tem uvas das vinhas de Altamira, La Consulta e Tupungato (tudo em Mendoza, mas em regiões que produzem uvas com caracaterísticas diferentes). O nome Apartado tem a ver com aquele vinho que é colocado em separado pelo enólogo, de tão bom que é. Feito à parte, pra dizer assim!

O valor? Bom, esse 2013 ainda não chegou por aqui (pelo menos, pelas pesquisas que fiz, não encontrei, se você quiser corrigir, deixa um recado aqui embaixo). Mas o valor da safra 2010 é salgado- R$916 no Brasil (segundo o site da Zahil, que importa a marca). Comprando na Argentina (na bodega La Rural ou mesmo em lojas), você consegue por cerca da metade do preço. Sim, esse é um vinho para quem realmente curte a arte de produzir e pensar um bom vinho. Esse, é quase uma arte. Existem outros rótulos do Apartado com valores mais em conta – o blend, por exemplo, ou o Chardonnay.

Semana que vem eu volto com outra dica – de vinho, de ceva, ou do que achar bacana. Em comum? Produtos com qualidade! (Ok, o próximo vinho será mais em conta, mas sério, eu morri por esse Apartado!).

Outras dicas da Adega da Sara:

Adega da Sara: um vinho que mistura forças