Opa! Opa! Opa!

Tem post novo no Roteiro da Sara porque tem quadro novo na Gaúcha Serra!

A Babiana Mugnol apresenta, a partir de hoje, o Serra de Negócios. Um programa especialmente voltado à uma região que cada vez mais se desenvolve – e puxa junto consigo o Rio Grande.

Pois eu entro com dicas especiais. Não só da Serra, mas de qualquer lugar que produza produtos de qualidade. E quem me conhece e acompanha o blog já imagina que minha adega não tem só vinho, é claro! Tem também cervejas, doces e outras delícias. Então, fica ligado na Gaúcha Serra todo o domingo, às 9h da manhã, e também aqui no blog!

Então, essa é a dica de hoje:

TERROIR D’ÉLÉGANCE  – VINHETICA

Jantar Perfeito - 20

Quando o chef basco e sommelier Haritz Aranburu me mostrou a garrafa, durante a produção do post sobre o Jantar Perfeito que acontece na próxima quinta aqui em Porto Alegre, fiquei um tanto desconfiada. Veja bem, cinco uvas. E não apenas isso – uvas fortes! Cabernet Franc e Sauvignon, Tannat, Ancellotta e até o meu querido Teroldego!

Mas foi degustar o primeiro gole que tudo mudou. É um vinho que te surpreende. Tem um ano de barrica, mas não se sente aquela madeira pronunciada. Está em equilíbrio. É o que chamo de um vinho feliz – pelo menos, é assim que ele me deixou! 😀

E a harmonização é tranquila: vai com porco, vai com cordeiro, vai até com alguma invenção com massa ou risoto usando linguiça campeira (claro, né gente, aplica um bom vinho a uma boa comida, e aproveita teu dia!). A safra é 2015 – ou seja, é um vinho ainda na sua subida, até alcançar seu máximo. Ele vai evoluindo também na taça, de forma surpreendente!

O Terroir d’Elégánce pode ser encontrado no Vidal Orgânicos (Mata Bacelar 52, Porto Alegre); no Oilur.com.br (51-9646-1605) e no Mercadores de Vinhos (Leopoldo Rosenfeld, 1054 – Gramado). O preço médio é R$90.

A Vinhetica é um projeto diferenciado do enólogo frances Gaspar Desurmont, que estuda terroirs brasileiros desde 2010 para escolher as uvas que vão formar seus vinhos. Saiba mais em http://www.vinhetica.com/

Siga Sara Bodowsky no Instagram

Siga Roteiro da Sara no Facebook

Falando em vinhos:

Conheça os 16 vinhos melhor avaliados na safra 2016

Concurso na Argentina premia 45 vinhos brasileiros

Concurso de vinhos premia Brasil, Argentina, Uruguai e Portugal