cine gourmet casa da montanha - 132

No último sábado participei pela primeira vez do Cine Gourmet, um projeto que une cinema e gastronomia no hotel Casa da Montanha, em Gramado. Esse foi o décimo ano do projeto e a primeira vez que tive o prazer de acompanhar durante todo o final de semana.

Antes de começar a mostrar para vocês um pouco do que aconteceu por lá, é bacana falar sobre a importância de eventos desse tipo. Hoje, vários outros acontecem – sejam em hotéis, restaurantes ou como iniciativas de chefs e grupos artísticos – e o resultado é sempre um super reforço a gastronomia local. Ou usando chefs locais, ou trazendo chefs de outros estados para trocar experiências e informações. E promovendo também o produto do nosso Estado. Vocês vão ver, nas fotos, que o que foi usado no jantar, por exemplo, é produzido com muita excelência no Rio Grande do Sul.

O evento do sábado começou com um coquetel – tudo baseado no filme O Tempo e o Vento (2013), dirigido por Jayme Monjardim. A releitura do filme através da comida foi um desafio delicioso. O que a Arika e o Vico fizeram, com muita propriedade, foi usar ingredientes e costumes que aparecem no longa e aplicá-los nos pratos.

A criatividade já apareceu no coquetel que aconteceu antes da apresentação do filme. Olha aí:

cine gourmet casa da montanha - 16

A base dos canapés foi feita com AIPIM. Não pergunte, tava divina, e cada detalhe do coquetel era mais delicioso que o outro!

cine gourmet casa da montanha - 8

Como o Capitão Rodrigo curtia uma “cachacinha”, também teve!

cine gourmet casa da montanha - 49

Bolo de milho com cogumelo

cine gourmet casa da montanha - 22 cine gourmet casa da montanha - 24 cine gourmet casa da montanha - 48

cine gourmet casa da montanha - 35

Presta atenção nesse espumante: Pedrucci! Produzido em Garibaldi com a assinatura do enólogo Gilberto Pedrucci, o brut lembra o próprio champagne e o rosé (foto) tem um frescor incrível!

cine gourmet casa da montanha - 44

Daí tem uma parte muito bacana: o filme. Foi emocionante porque, quando estava na extinta TVCOM, estive em Bagé um final de semana inteiro fazendo uma série de matérias no set de filmagens. Só que nunca assisti o filme. Acredito que as coisas acontecem quando devem: ficou tudo pra esse evento. O filme teve críticas – colocar sete livros em um filme não é fácil. O foco ficou mesmo na relação de Bibiana e Rodrigo

cine gourmet casa da montanha - 53

Robledo Milani começando a apresentação do fime

cine gourmet casa da montanha - 64

Quem viu o filme e lembra desse final?

cine gourmet casa da montanha - 79

Os chefs Arika e Vico são convidados a falar um pouco do cardápio

Bom, aí é hora de ir para o La Caceria (restaurante bárbaro do Casa da Montanha) para o jantar! Juro pra vocês – saí rolando. Ainda bem que estava hospedada no próprio hotel! Arika e Vico são dois grandes nomes da nossa gastronomia. Eles conseguem fazer o mais requintado com o sabor mais confort food. Como? Não me perguntem! Sei que é sempre, sempre uma surpresa deliciosa!

cine gourmet casa da montanha - 84

cine gourmet casa da montanha - 80

Detalhes da decoração: os vasos eram cuias com erva-mate!

cine gourmet casa da montanha - 82

Apenas que quero taças vermelhas na minha casa também!

cine gourmet casa da montanha - 92

Sobre o cardápio da noite, o guardanapo – vermelho, e dobrado como o lenço do gaúcho

cine gourmet casa da montanha - 97

Tudo começou com essa “Truta poché, batatas queimadas e molho de salsinha com farofa cítrica”

cine gourmet casa da montanha - 110

Esse, para mim, foi o melhor prato da noite. Escrevendo ainda lembro do sabor, da maciez: “Costelinha de javali rôti com purê de abóbora e agrião”

cine gourmet casa da montanha - 138

E aí, pra finalizar (sério, eu só comi essa de gulosa, porque já estava mega satisfeita. Mas COMO DIZER NÃO?): “Tranches de cordeiro defumado ao demi glacê, couve com limão e farofa de milho”. ESSE CORDEIRO! <3

cine gourmet casa da montanha - 140

Tinha dito e repetido na mesa que não ia comer a sobremesa. Aí vem essa sobremesa: sorvete com ALGODÃO DOCE. Sim, algodão, super usado no filme, virou essa mistura com macela, camomila, flores e… algodão!

Todos os pratos foram harmonizados pela Decanter (Porto Alegre). Foi uma harmonização perfeita, especialmente pelos tintos, meus preferidos. Na ordem:

cine gourmet casa da montanha - 87

Truta: Petit Gaston 2013 – Alain Brumont (Gasconha, França)

Javali: Artero Crianza 2012 – Bodegas Muñoz (La Mancha, Espanha)

Cordeiro: Syrah 2013 – Luigi Bosca (Mendoza,Argentina)

Sobremesa: Asti Espumante – Araldica (Piemonte, Itália)

Participei do CINE GOURMET no HOTEL CASA DA MONTANHA (Av. Borges de Medeiros, 3166 – Gramado) a convite da organização. O evento acontece há dez anos e a programação do próximo (2017) ainda está sendo montada. A cada edição, um filme diferente inspira o jantar e a decoração. Fica meu elogio também à equipe do Casa da Montanha – é minha terceira vez em um dos hotéis da rede (confere a matéria no Parador Casa da Montanha, lá no início do blog) – e o atendimento, nos seus detalhes e carinho, é sempre impecável!

OUTRAS EXPERIÊNCIAS NA SERRA:

Seis lugares imperdíveis para descobrir Nova Petrópolis

10 motivos para colocar Três Coroas no seu roteiro turístico

Cinco motivos para curtir (muito!) São Francisco de Paula