Dal Pizzol Colheita - 30

No último final de semana a Serra da Uva e do Vinho comemorou o início da colheita – a vindima. Apesar do Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) ter uma previsão não muito otimista de quebra de 50% na safra – parte porque não tivemos tempo suficiente de frio, parte porque quando o frio veio (com a geada) destruiu videiras e a uva ainda em flor -, a ideia é que, pelo menos, a qualidade da produção deva supreender.

Dal Pizzol Colheita - 17

A celebração que participei foi no Vinhedo do Mundo da Vinícola Dal Pizzol. Um vinhedo simbólico que reúne a terceira maior coleção de uvas do planeta – 350 espécies de 30 países em 5 continentes.

Rinaldo e Antônio Dal Pizzol, irmãos e responsáveis pela vinícola e pelo Ecomuseu da Cultura do Vinho (que funciona junto do Vinhedo do Mundo no parque Dal Pizzol) fizeram a abertura da colheita, explicando um pouco sobre o local e também sobre a vindima.

Dal Pizzol Colheita - 12

Cada um dos mais de cinquenta participantes receberam um avental e uma tesoura.

Dal Pizzol Colheita - 20

Ah, sim, e um chapéu. Necessário no sábado mais quente do ano até agora. Juro pra vocês que nunca tinha pego tanto calor na Serra!

Dal Pizzol Colheita - 47

Antes do início da colheita, o enólogo chefe da Dal Pizzol – e atual presidente do IbravinDirceu Scottá dá todas as explicações sobre as uvas do Vinhedo do Mundo – são 350 variedades plantadas representando vários paises.

Dal Pizzol Colheita - 39

A caixas estavam posicionadas embaixo dos melhores cachos. Sim, é claro, deixaram tudo prontinho pra gente, né!

Dal Pizzol Colheita - 29

Flagra no meio do caminho: a Juliana Palma (dos Destemperados) me pegou na tampinha… ou na uvinha! Como diz meu amigo André Peres, enólogo da vinícola Aurora e primeira pessoa que entrevistei sobre vinhos, lá no início do Brasil na Madrugada da Rádio Gaúcha: “A pior praga do vinhedo se chama… jornalista! Eles entram e comem toda a produção”. Apenas que… sim. 😀

Dal Pizzol Colheita - 79

Aí a Ju entrou na história e resolveu devastar o vinhedo comigo

Dal Pizzol Colheita - 101

Mas eu colhi, tá? Mas a colheita também é simbólica, então a gente colhia um cachinho só! (eu comi uns quatro)

Bom, toda essa colheita é uma celebração. O Ecomuseu Dal Pizzol (confere aqui a visita deliciosa que fiz lá da outra vez) celebra as treze gerações da família Dal Pizzol que vivem do e pelo vinho, desde a Itália até o Distrito de Faria Lemos, em Bento Gonçalves.

Hora de celebrar com um belo espumante rosé!

Dal Pizzol Colheita - 118

Então era isso. O final de semana ainda teve mais eventos – o filó da Vindima no Vale dos Vinhedos e outras visitas – acompanha o blog que ainda conto por aqui. E segue lá no instagram o @SaraBodowsky que você acompanha em tempo praticamente real minhas food and travel experiences.E dá tua sugestão, também!

Tim-tim! Vida longa ao nosso vinho e à nossa história vitivinícola!

Dal Pizzol Colheita - 123

Dal Pizzol Vinhos Finos – Adega e Ecomuseu da Cultura do Vinho

Endereço: RS 431, Km 5,3 – Distrito de Faria Lemos, Bento Gonçalves, RS

Telefone: (54) 3449-2255

E-mail dalpizzol@dalpizzol.com.br

Atendimento de segunda à sexta das 09h às 11h40 e das 13h30 às 17h. Aos sábados, domingos e feriados das 10h às 16:30h.

A visita ao Ecomuseu não é cobrada

E falando de vinhos:

Confira 6 vinhos e espumantes pra levar pra beira da praia

Vídeo: 4 vinhos brasileiros com a cara do verão

2015 teve vinho para todos os gostos (e bolsos)