Foto: Arquivo/ClicRBS

Festas de final de ano podem ser uma perdição pra dieta – e pras medidas. Verdade? Não mesmo!

Há várias maneiras de comer, beber e diminuir o estrago das calorias. Há um tempo venho aprendendo com a nutricionista Vanessa Leite sobre como funciona o nosso metabolismo e queima calória. Tempo entre refeições e escolhas, por exemplo, são importantes pra vencer as calorias – mantendo a saúde, as medidas e o sabor!

Pedi então dez dicas pra enfrentar – e curtir – os eventos de Natal e Ano Novo sem dor de consciência. Alguns já ponho em prática (o vinho e espumante, óbvio!). Outros são novidades que estou louca pra seguir!

Confira as dicas da Vanessa:

  1. Não vá com fome para nenhuma festa, happy hour ou coquetel. Sempre que a gente está com fome, come muito mais do que deveria – ou acaba não se controlando. Isso vale para excesso de comida e também de bebida.
  2. No dia da festa não deixe de fazer o café da manhã, o almoço e os lanches, porque sem isso vai gerar fome e/ou compulsão alimentar. O que pode ser feito é uma dieta balanceada um pouco mais restrita nesse dia. Isso significa com todos os nutrientes (inclusive o carboidrato). Não tire nenhum nutriente da dieta porque isso causa desequilíbrio nutricional.
  3. Na festa, olhe sempre tudo que está sendo oferecido e aí faça escolhas. Leve em consideração sabor, desejo e a dieta. Não adianta, às vezes, chegar em uma festa e comer só coisinhas light se o que você queria de verdade era a sobremesa. Olhe tudo que tem, se quer provar tudo, é um pouquinho de cada. Se o que te atrai é a sobremesa, dá mais ênfase e vai direto pra ela.
  4. Sobre a bebida: entre vinho, espumante, cerveja e destilados, opte sempre pelos vinhos e espumantes. Essas são as bebidas que têm menos calorias e  ainda apresentam propriedades antioxidantes. As outras têm muitas, muitas calorias. Sem falar que a cerveja tem muito carboidratos. A cerveja é pão liquido e engorda!
  5. Não ache que caipirinha de frutas é uma opção para manter a dieta. Quando a gente pega a vodka e mistura com frutas e/ou açúcar, vira uma bomba calórica. Mesmo que substitua o açúcar por adoçante. 1/4 de copo de vodka, que é uma dose, tem 240 calorias.
  6. Intercale entre as bebidas um copo de água. Isso vai fazer você beber menos, ou seja, ingerir menos caloria. Além disso, vai evitar a ressaca.
  7. Não fique beliscando durante todo o evento. Beliscar é uma das coisas que mais engordam. Chegue no evento, coma por no máximo uma hora e pare. Mais tempo do que isso ingerindo alimentos sem parar vai fazer você engordar.
  8. Lembre sempre o foco do evento. O que você vai fazer lá? Você vai ver os amigos, a família. O foco não é a comida, mas sim o prazer de estar com as pessoas amadas. Se você lembrar desse foco, provavelmente não vai precisar comer muito.
  9. No outro dia não corte nenhum nutriente. Volte para a sua dieta normal. O máximo que você pode fazer é tirar da janta e da ceia o carboidrato. Isso vai ajudar a dar uma compensada. Mas só na janta e da ceia. Jamais do café da manhã ou do almoço.
  10. No outro dia não faça no seu café da manhã, almoço ou janta um shake. Shake não alimenta. Para a gente ter saciedade a gente tem que trabalhar todos os sentidos: olhar, cheirar, mastigar. E um shake a gente não mastiga, a gente engole. Não é o indicado.

Vanessa Franzen Leite é graduada em Nutrição pela PUCRS e pós-graduada em Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Gama Filho do Rio de Janeiro. Além disso, também é especialista em Nutrição Clínica, Esportiva, Personal Diet e Psicologia do Emagrecimento. Olha ela ali na foto me colocando na dieta do vinho (na verdade, como comer e beber – especialmente vinho – faz parte do meu trabalho, virei meio que uma cobaia feliz pros estudos dela. E como estuda essa guria! Um prazer te ter como minha fonte!). Pra saber mais: www.vanessaleite.com.br

Vanessa Leite