Há algum tempo queria contar sobre os jantares harmonizados do Bistrô Porto Alegre do Hotel Sheraton.

Com a criatividade do chef Mauro Sousa – que conheço há anos, desde a época que apresentava um programa na madrugada da Rádio Gaúcha (o Brasil na Madrugada) e ele se prestava a passar parte da madrugada conversando comigo e com os ouvintes sobre culinária e gastronomia. Viram só, era o #RoteirodaSara já começando!

Pois de tempos em tempos o chef Mauro bola um novo tipo de harmonização. Na última segunda-feira (dia 9 de março) foi um jantar combinado com vinhos elaborados ou inspirados por mulheres. Homenagem, é claro, ao dia 8, Dia Internacional da Mulher.

O jantar começou com um espumante rosé da Vinícola Guatambu, de Dom Pedrito. A Isadora Potter (que já apareceu aqui em outro post) é uma das responsáveis pela Vinícola, que junto com a enóloga Maria Amélia Flores (que já deu dicas também de outros espumantes, olha aqui) falaram um pouco da história dos vinhos que foram servidos naquela noite.

Aí passamos à entrada: massa de arroz ao confit de codorna. (Detalhe: massa de arroz é muito saborosa e não contém glúten. Pra quem vive brigando com a balança por conta dessa substância é uma ótima opção).

IMG_1787

O vinho para harmonização foi o Irene Antonietta, um rosé batizado em homenagem a avó materna da proprietária da vinícola Campos de Cima.

IMG_1800

O primeiro prato principal da noite foi um trio de filés de pescada flavorizados com açafrão e espinafre ao molho holandês.

IMG_1805

Pra combinar, dois vinhos: o branco Nossa Calcário, assinado pela enóloga Filipa Pato, uma das mais importantes de Portugal,

IMG_1827

E também o Villa Francioni Sauvignon Blanc, da vinícola catarinense de São Joaquim, da Daniela Freitas.

IMG_1863

Hora de limpar o paladar com um sorbet de tequila. Isso é pra tirar o sabor do prato anterior e deixar o paladar pronto pro próximo prato.

IMG_1833

O segundo prato principal da noite foi um medalhão de filé ao molho de foie gras.

IMG_1848

Ele foi harmonizado com o Baga, também de Filipa Pato.

IMG_1865

E com o tinto Meli Dueño de La Luna Carignan, chileno assinado pela enóloga Adriana Cerda.

IMG_1858

As sobremesas do chef Mauro e equipe sempre são um espetáculo à parte. Dessa vez tivemos um parfait crocante de pistache.

IMG_1852

Que foi servido com um vinho do Porto Messias 10 Anos, da enóloga Ana Urbano.

IMG_1860

Se você está se perguntando se é muito? É sim! Muito bom!

Cada prato é uma surpresa, especialmente com a harmonização proposta.

Falei no início do post que as harmonizações acontecem de tempos em tempos, né? Pois esse jantar foi só na segunda-feira, infelizmente.

Mas nesse sábado tem outro jantar muito legal: o MMA de Cervejas e Vinhos! Explico:

Ao invés de atletas, serão as cervejas e os vinhos que disputarão o título de favorito da noite. Seis pratos, de entradas a sobremesas, cada um acompanhado por uma cerveja e um vinho. Antes de cada degustação, um sommelier de vinhos e outro de cervejas justificarão o porquê da harmonização. Os frequentadores anotarão a sua preferência e no final da noite os votos serão contabilizados, elegendo o tipo de bebida vencedora.

O cardápio apresenta pratos inspirados na culinária de países participantes do MMA. As cervejas e vinhos que acompanham cada prato serão uma surpresa: a carta de vinhos será preparada pelo sommelier Fabiano Pereira, e a de cervejas, por Edu Pelizon. A mediação do evento fica com o jornalista e sommelier Maurício Roloff. O cardápio da noite foi criado pelo chef do Sheraton Porto Alegre Mauro Sousa e Daniel Bonho, professor do curso de Gastronomia da Feevale, instituição parceria para a realização do evento.

 

Sheraton Porto Alegre 

Endereço: Rua Olavo Barreto Viana, 18 – Moinhos de Vento – Porto Alegre – RS

Telefone:(51) 2121-6000

Sábado, 14  de março, a partr das 19h

Reservas podem ser feitas pelo fone (51) 2121-6000 ou pelo email guestservicepoa@sheraton.com.

Valor: R$ 169,00 + 10% 

Pacote Jante & Fique (para os dias 13 e 14/03): a partir de R$ 719,00 +15% com jantar e café da manhã para duas pessoas.