IMG_6217

Voltar no tempo.

É essa a sensação que tive ao entrar pela primeira vez no Cantina Famiglia Facin.

IMG_6191

Ocupando o espaço onde ficavam as fornalhas da antiga cervejaria Bopp, fundada em 1881 – que depois ainda teve os nomes de Sassen, Ritter e finalmente Continental (Bopp, Sassen, Rittter e Cia Ltda), o local estava praticamente soterrado antes de se iniciarem os trabalhos de restauro. Um ano e meio durou a reconstrução, foram retiradas 500 caçambas lotadas de terra, para que o restaurante começasse a ganhar forma. Os donos não confirmam o total investido, mas avaliam que o valor ficou entre dois e dois milhões e meio de reais.

IMG_5950

Os espaços das caldeiras se transformaram em salões do restaurante.

IMG_5921

O local tinha 500 metros de túneis que ligavam a antiga cervejaria a outros pontos onde hoje é o Shopping Total e à margem do Guaíba (que era mais próxima, antes de receber todo o aterro). Boa parte se perdeu em obras públicas de água e luz. Mas uma parte está sendo recuperada para ser aberta ao público.

IMG_5967

O que foi possível da estrutura antiga foi mantida. Como o ferro das esquadrias das entradas da fornalha.

O clima do lugar é incrível. Convida à conversa, ao bate-papo e às risadas – tudo aquilo que é a própria relação italiana. Afinal, estamos numa cantina. Subterrânea e cheia de história.

Convidei a Fernanda Pandolfi, colega da Zero Hora (Rede Social) para conhecer o lugar comigo. Acabamos indo duas semanas seguidas – primeiro para provar a comida e fazer as fotos e depois para registrar a receita de ossobuco (olha lá no final do post), o carro chefe do lugar. Nas duas vezes, o que era trabalho virou prazer – ok, não é difícil se divertir fazendo o #RoteirodaSara. Mas acabamos fechando o lugar. Isso  garantiu: é um lugar para bater papo, com boa comida e bebida.

IMG_5941

Sou fanática por antepastos. E o Famiglia Facin tem a mesa de entradas mais fantástica que já vi.

IMG_5933

Fica a dica: não quer pegar pesado nas massas e risotos? Escolhe um vinho da carta e curte os antepastos. São por quilo, e o pão – maravilhoso – é feito lá mesmo. E tem essa manteiga francesa tão, mas tão saborosa…

IMG_5936

Não só o pão, mas também as massas são feitas lá mesmo. Os donos, Valéria e Rogério Facin, levaram um tempo para transformar o local e o serviço no restaurante que queriam. Prestes a completar um ano, tiveram nos primeiros meses que trocar serviço, treinar mais funcionários e adaptar o cardápio para que fosse agilizado. A ideia inicial da massa preparada na hora, por exemplo, não deu certo. Foi preciso colocar o m pré-cozimento para os clientes não esperarem tanto. O forno que levava quinze minutos para assar uma lasanha hoje leva oito. “Atendemos 60 mil pessoas nesse último ano. Nas primeiras semanas não esperávamos tanto movimento. Casa lotada e uma equipe ainda se adaptando”.

Mas a tensão do início deu lugar à satisfação às vésperas do primeiro aniversário. Valéria fala pelos cotovelos, feliz, encantada pela casa que ajudou a criar. Tem descendência espanhola – o Facin veio do marido, que tem a família em Veranópolis.

Bom, vamos falar mais de comida?

As fotos foram feitas de acordo com a iluminação do local – vocês já sabem que isso é característica do blog, não é? Mas preciso fazer um agradecimento especial à Fê Pandolfi, que entrou no clima e fazia as vezes de iluminadora das fotos. Valeu, Fê!

Então, confere o Taglierine Panna e Parma.

IMG_6199

Penne a Putanesca.

IMG_6203

Taglierine Funghi.

IMG_6210

Risotto Veneto (massa de salame fresco salteado no azeite de oliva com panna).

IMG_6211

Provamos as massas recheadas também. Muito boas, al dente.

IMG_5986

E aí, bom, aí era a vez do ossobuco com polenta italiana Paganini (importada aqui no Brasil pela Porto a Porto). Ossobuco é o tutano do osso boi, aquela parte que quando bem preparada é uma delícia. De comer ajoelhada.

Tanto gostei que preparamos uma surpresa: o chef Alexandre Goulart deu a dica especial para quem quiser fazer em casa. Confere aqui: Receita de Ossobuco Famiglia Facin.

IMG_5995

E com esse vinho para acompanhar…

IMG_5992

Se bem que o Famiglia Facin tem uma adega de respeito.

IMG_5957

E esse zabaione de sobremesa.

IMG_6253

Depois de tudo isso, hora de dar aquela conferida no cardápio e nos preços do Famiglia Facin.

 

Cantina Famiglia Facin – Restaurante Italiano
Endereço: Av. Cristovão Colombo, 545 (Shopping Total) -Prédio 4 – Porto Alegre – RS
Telefone: (051) 3018-8383

Ao meio-dia funciona das 11h45 às 15h45 com serviço a la carte e também opção de pratos (5 tipos) acompanhados de saladas livres, queijo e pão por R$30,90.
À noite funciona das 19h às 23h durante o horário de verão e das 19h30 às 23h30 no restante do ano.
Tem wi-fi em todos os ambientes.