ATUALIZAÇÃO: O RESTAURANTE FECHOU SUAS PORTAS EM 19/07 NESSE LOCAL, SEM NOVO ENDEREÇO.

Estar ocupado durante o meio-dia e ser obrigado a fazer um lanche até chegar em um horário razoável para jantar. Quem, como eu, acha que a principal refeição do dia é o almoço, já passou por essa frustração algumas vezes. E se você é como eu, ficar com fome ou não saciado até a hora da janta não ajuda em nada o humor – ou a produção no resto dia. Isso foi o que mais me chamou a atenção no Barko Temaki e Sushi na Padre Chagas: o almoço servido durante toda a tarde. Primeiro, que almoçar nesse espaço já é uma chance de relaxar. Um deck externo com  essa vista privilegiada.

IMG_4688

Tem a parte de dentro também. Mas sou fã daquela ideia: refeições durante o dia? Aproveite a luz.

IMG_4687

O Barko não tem a pretensão de ser o sushi mais clássico de Porto Alegre. Os donos prezam pela qualidade e democratização do peixe cru. É uma mistura de ambiente descolado com culinária que sempre foi vista como mais tradicional. Por isso não servem rodízio, e sim pratos. Pra começar, a salada sunomono. Sou fã, fã, fã.

IMG_4626

A primeira vez que provei ceviche na vida (peixe cru temperado em limão, pra resumir) foi no Peru. Em Tacna, cidadezinha que faz fronteira com o Chile. Uma tenda tipo mercado público, uma senhora preparando como se fosse pra família… foi o suficiente para me apaixonar. Hoje, comida peruana é sinônimo de refinamento e preço alto. Qual não foi minha surpresa ao encontrar essa opção no cardápio do Barko. Esse é ceviche de peixe branco. Notem que ele tem morango também. Funciona muito bem!

IMG_4632

Existe a opção de ceviche de salmão marinado com marcujá. É o que mais sai. Prefiro o de peixe branco porque é bem puxado na acidez. Mas para quem prefere um sabor mais suave, é uma ótima dica.

IMG_4648

Aí pedimos os pratos a la carte. Gente, um melhor que o outro. Peixe fresquinho e o arroz no ponto. Não gosto de arroz de sushi super cozido ou sem gosto. Tem que ser al dente (sem aquela sensação de semi-cru) e azedinho. Esse tava perfeito. É o Combinado 2 – com 21 peças.

IMG_4637

No detalhe, o niguiri de skin. Explico porque tirei a foto: não gosto de skin – que é a pele do salmão. Acho muito gordurosa. Pois, no Barko, eles mantém uma lâmina de carne. A solução de quem não é tão fã de skin!

IMG_4662

Agora vou contar um segredo: esse prato a seguir não é do cardápio do dia. É da noite. Mas talvez seja o mais famoso do lugar. Se você conversar o garçom durante o dia, há uma boa chance de conseguir que ele convença a cozinha a preparar fora do horário do jantar. E acredite em mim: vale muito à pena! É o melhor ebiten de todos: camarão empanado crocante, gergelin, cebolinha, molho tarê e salmão por cima do arroz. Sim, dá pra comer feliz, feliz, feliz…

IMG_4636

Pra você ter uma ideia do que era nossa mesa. E isso que eu tinha prometido pegar leve aquele dia…

IMG_4657

E como sempre, segue uma ideia do cardápio – com valores.

IMG_4679

IMG_4675

E também tem opção de vinho em taças (adoro!). E de terça a sexta-feira, das 17h às 20h, tem dose dupla de espumantes nacionais, cervejas e drinks.

IMG_4683

Barko Temaki & Sushi

Rua Padre Chagas, 305 – Moinhos de Vento – Porto Alegre – RS

Telefone: (51) 3508-3018

Aberto de terça a domingo, das 11h30 da manhã até a meia-noite (sexta e sábado, até a uma). Sempre com late lunch.