Das inúmeras diversões que São Paulo oferece, descobrir novos sabores é uma das melhores. E o bairro da Liberdade – reduto japonês desde 1912 e  hoje uma das atrações da cidade – é (me perdoe o trocadilho) prato cheio pra isso! A rua Tomaz Gonzaga reúne os restaurantes mais tradicionais. A maior parte deles já avisa na porta: “Não servimos sushi”. E olha, nem precisa…

Conheci o restaurante Sushi Yassu (esse sim, serve sushi) num final de semana em que um amigo me convidou para almoçar. Ele e a esposa eram fanáticos por um prato em especial: o Sukyiaki. Curiosa, topei na hora.

O Sukyiaki é preparado na frente do cliente

A carne do Sukyiaki tem gordura equilibrada entre as fibras

A própria panela vai na mesa e o Sukiyaki é preparado na frente do cliente. A carne marmorizada é frita com um pouco de manteiga. Aí os vegetais são adicionados cada um a seu tempo para não murchar demais. Couve, broto de bambu, brócolis, cogumelos, nabo e até queijo tofu. Para acompanhar, ovo batido em um potinho individual. Cada pessoa pega uma porção de comida com o hashi direto da panela, passa no ovo (que cozinha com o calor dos ingredientes) e… bom apetite!

A ideia é comer direto da panela japonesa

A ideia é comer direto da panela usando hashi

E pra não perder a oportunidade, harmonizei com uma Kirin Ichiban, cerveja japonesa puro malte.

A cerveja japonesa puro malte harmonizou muito bem com o prato

Não preciso dizer que morro de vontade de voltar lá.

 

Sushi Yassu

Rua Tomás Gonzaga, 98 – Liberdade – São Paulo – SP

Telefone: (11) 3209 6622