hey jude

A canção “Hey Jude” foi composta por Paul McCartney com a parceria de John Lennon. Foi lançada em 1968 no Lado A do single Hey Jude/Revolution. Uma faixa incomum para época pois possuía mais de sete minutos de duração. De acordo com a revista Rolling Stone é considerada a 8.ª maior música de todos os tempos.

A canção foi dedicada a Julian, filho de Lennon, pois sua mãe havia feito o pedido de divórcio. John já estaria interessado em Yoko Ono e por isso Paul, como amigo da família, sentiu que precisava dar seu apoio.

Paul relata no “The Beatles Anthology”: “Eu achei que como amigo da família eu poderia ir a casa deles dizer que tudo ficaria bem, tentar animá-los e ver como estavam. Eu dirigi cerca de uma hora. Eu costumava desligar o rádio nessas viagens e cantarolar, vendo se conseguia compor canções. Então comecei a cantar – ‘Hey Jules – don’t make it bad, take a sad song, and make it better…’ – como uma mensagem de esperança para Julian. Tipo, ‘qual é cara, seus pais estão se divorciando, sei que não esta feliz, mas você ficará bem.’ Depois eu mudei o nome de Jules para Jude, que era um personagem em Oklahoma! e eu gostei do nome.”

Assista ao vídeo raro da gravação em 1968: