Um restaurante japonês, feito por japoneses.

Assim é o Temari, usando as palavras de um dos proprietários, o simpático e detalhista Maguil, comandante da casa que completa catorze anos em Porto Alegre, sempre servindo a culinária oriental de forma  simples e eficiente.

Beto Xavier e os proprietários do Temari

O Temari nasceu nos anos 90 na Avenida Protásio Alves e logo caiu no gosto dos amantes da comida oriental, bem antes da febre dos sushis na capital. Há sete anos, está no endereço atual, na Couto Magalhães, um cruzamento da  Dom Pedro, próximo à Cristóvão.

O Temari está localizado na Couto Magalhães, próximo a Cristovão Colombo

É um “japa”  sem frescura,  a não ser os ingredientes e os peixes que são manipulados pelos sushimens , como se vê logo na entrada da casa, uma construção ampla e espaçosa,  típica da virada dos anos 60 para os 70. O atendimento é bastante informal, o que é garantia de clientela fiel. Percebi isto em pouco mais de uma hora que fiquei naquele ambiente silencioso e discreto.  As pessoas chegavam e praticamente já sabiam o que pedir.

Nos primeiros anos, o Temari oferecia a culinária japonesa mais tradicional, sem muitas concessões, mas nos últimos anos  não teve problemas ao se aproximar da linha mais fusion, com influência americana, que usa ingredientes como cream cheese, por exemplo. A excelência continua a mesma.

Il Bruco ou A Lagarta é o prato criado para a edição 2012 do Festival Brasil Sabor

É o que se prova no prato criado para o Brasil Sabor 2012, que este ano homenageia a culinária italiana. Trata-se do “Il Bruco”, ou “A Lagarta”,  um urumaki com tomates secos, recheados com salmão à milanesa,  enrolado em lâminas do peixe flambadas com olho pesto. Baita sacada, neste cruzamento ítalo-japonês.  Uma delícia,  é o mínimo que posso dizer.  Para completar, pedi o Temaki Furai, por indicação dos próprios atendentes. Um dos melhores que já provei na vida, e olha que morei um tempo em São Paulo e vez ou outra estava lá no bairro da Liberdade, em busca de novidades da gastronomia oriental.

Beto Xavier desfruta do prato criado para o Festival Brasil Sabor

Gostas de comida oriental?  O Temari não tem erro, é certeiro como  um samurai

Por Humberto Xavier