Nesta quinta-feira, 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a Aids, Fábio Codevilla fará uma edição especial do programa Som Brasil Bonito, às 12h, apresentando os discos Red Hot + Rio (1996) e Red Hot + Rio 2 (2011), lançados pela organização Red Hot. Desde 1989, a ONG lança discos temáticos para arrecadar fundos para a luta contra a doença.

Nesta semana, o Ministério da Saúde divulgou dados alarmantes sobre a epidemia no Brasil: o sul do país concentra 23% dos casos de Aids no território nacional. De acordo com o Boletim Epidemiológico DST Aids, todas as 10 cidades que lideram a lista de maior incidência da doença estão nesta região. Na estatística por Estado, o Rio Grande do Sul é o que apresenta o maior número de casos: são 27,7 por 100 mil habitantes. No ranking por capitais, Porto Alegre também se destaca com 99,8 casos por 100 mil habitantes. Os dados se referem a 2010. Saiba mais sobre o levantamento do governo neste link.

Tendo isso em mente, a Itapema tentará ajudar na conscientização sobre este problema de saúde pública apresentando trechos dos dois álbuns Red Hot Rio, que reúnem artistas internacionais interpretando músicas brasileiras.

No primeiro bloco, o programa destaca faixas de Red Hot + Rio, uma compilação que recriou clássicos da bossa nova. Entre os convidados do disco estão George Michael, Astrud Gilberto, Stereolab, Everything But the Girl, Mad Professor, Gilberto Gil, e as parcerias entre Tom Jobim e Sting, Cesaria Evora e Caetano Veloso, David Byrne e Marisa Monte e Cazuza com Bebel Gilberto, entre outros artistas.

No segundo bloco será a vez do álbum duplo Red Hot + Rio 2, com novas versões para clássicos da Tropicália. Há participações de Beck e Seu Jorge, José González, Beirut, Orquesta Contemporânea de Olinda, Emicida, Curumin, e as parcerias de of Montreal e Mutantes e do trio Marisa Monte, Devendra Banhart e Rodrigo Amarante, entre outros. Saiba mais sobre Red Hot + Rio 2 no blog Volume.

> Saiba mais sobre prevenção e tratamento de Aids neste link

Ouça o programa ao vivo